Questões de NUCEPE

Limpar Busca

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – Ideb é um indicador de qualidade educacional que combina informações de desempenho em exames padronizados (Prova Brasil ou Saeb) com informações sobre rendimento escolar (aprovação).
Para o primeiro indicador (desempenho), calcula-se a proficiência média da escola, obtida a partir

  • A as proficiências médias de diferentes disciplinas, dos estudantes submetidos à determinada edição do exame realizado ao final da etapa educacional considerada (Prova Brasil ou Saeb) e padronizada em uma nota entre 0 e 750.
  • B das proficiências médias em Língua Portuguesa e Matemática, dos estudantes submetidos à determinada edição do exame realizado, ao final da etapa educacional considerada (Prova Brasil ou Saeb), e padronizada em uma nota entre 0 e 10.
  • C do desvio padrão das proficiências no Saeb 1997 (ano em que a escala do Saeb foi definida), calculado para cada etapa de ensino, considerando as médias das diferentes disciplinas avaliadas no exame.
  • D da pontuação no exame padronizado, ajustada pelo tempo médio (em anos) para conclusão de uma série, naquela etapa de ensino, multiplicado pelo percentual de aprovação.
  • E da proporção de aprovados em cada uma das séries da etapa considerada, calculada diretamente do Censo Escolar, dividida pela taxa média de aprovação da rede de ensino, desconsiderando a evasão, quando houver.

Na forma verbal Patenteiam (1° parágrafo), terceira pessoa do plural do presente do indicativo, ocorreu o acréscimo da letra i ao radical, fato que caracteriza como irregular o verbo patentear. O acréscimo da referida letra a esse verbo será feito

  • A em todo o presente do indicativo.
  • B em todo o presente do subjuntivo.
  • C em todas as formas arrizotônicas.
  • D em todas as formas de terceira pessoa do singular.
  • E em todas as formas cujo acento tônico incida no radical.

O fato de o texto ser literário autoriza substituir palavras nele presentes por sinônimos adequados ao sentido contextual e ao registro literário. Por exemplo, em e a obstinação da criança irritava-o (3° parágrafo), a palavra sublinhada poderá ser substituída, sem prejuízo do sentido, por

  • A intumescia.
  • B vulgarizava.
  • C exasperava.
  • D recrudescia.
  • E exacerbava.

Paula, moradora de São Luís, estava muito atarefada nas proximidades do Natal, mas não queria deixar de enviar 4 cartões para 4 amigas que moram em Timon. Escolheu os cartões de acordo com o gosto de cada amiga, sobrescritou os envelopes, porém não prestou atenção quando envelopou os cartões. Qual a probabilidade de Paula ter mandado todos os cartões para endereços errados?

  • A 2/5
  • B 1/4
  • C 1/3
  • D 3/8
  • E 5/8

Uma pirâmide de 15 cm de altura tem por base um hexágono regular. Um plano paralelo à base secciona essa pirâmide a 5 cm do vértice, determinando na pirâmide uma seção de área 20 cm2 . Qual o volume do tronco de pirâmide obtido?

  • A 900 cm3
  • B 800/3 cm3
  • C 2300/3 cm3
  • D 2500/3 cm3
  • E 2600/3 cm3