Questões comentadas das provas da NUCEPE

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Para responder à questão, considere as seguintes afirmações abaixo sobre o conceito de inferência textual, presente no Texto 2 acima:


I. As inferências são informações construídas pelo leitor com base no texto que ele lê e em seu conhecimento de mundo.
II. As inferências são feitas com base no texto, sem que se precise levar em conta as intenções do leitor.
III. As inferências são operações cognitivas, portanto, obedecem ao que o leitor deseja interpretar do texto.
IV. As inferências são operações cognitivas feitas pelo leitor, do texto, acrescentando novas informações, não explícitas, considerando as pistas textuais presentes no texto.


Assinale a alternativa que contenha APENAS as afirmações CORRETAS:

  • A I e II.
  • B II e III.
  • C I e IV.
  • D III e IV.
  • E II, III e IV.

Com base no fragmento literário acima sobre o tempo cronológico, avalie as afirmações a seguir:


I - O passado é ambivalente, possuindo, assim, dois valores possíveis para a voz do texto;
II - O presente é semelhante e se compara ao passado, portanto são passíveis de comparação;
III - O tempo passado era sempre melhor do que o tempo presente, pois seu valor positivo pode ser atestado em toda as orações do fragmento;

IV - O tempo passado é equiparado ao futuro, já que, segundo o fragmento literário, apenas no futuro é que se poderia atestar a qualidade do passado;
V - O futuro é o tempo que será sempre igual ao passado, conforme pode ser depreendido pela última oração do fragmento.


Assinale a alternativa que apresenta APENAS as afirmações CORRETAS:

  • A I e II.
  • B I, II e V.
  • C II e III.
  • D I, III e IV.
  • E IV e V.

A partir do exposto no Texto 2 acima, avalie a afirmação abaixo, elaborada sobre a temática da inferenciação. A seguir, assinale a alternativa CORRETA que complementaria corretamente a afirmação, como a única justificativa para ela.

As inferências podem ser consideradas como operações cognitivas de acréscimo e preenchimento de novas informações no texto,

  • A Porque o leitor inclui informações novas considerando o que ele quer entender do texto.
  • B Porque o leitor deixa em segundo plano as indicações textuais do produtor do texto.
  • C Porque a leitura de um texto demanda a (re)ativação de conhecimentos armazenados no repertório, no estoque sociocultural dos interactantes.
  • D Porque o produtor do texto elabora o texto como um enigma para ser decifrado.
  • E Porque não há obrigação de o produtor do texto colaborar com a compreensão textual.

Com base no Texto 3 acima, é possível compreender que um texto é sempre situado em um contexto sócio-histórico e cultural específico e construído com um conjunto de fatores mobilizados pelo leitor e envolvidos na sua produção e interpretação.

Deste modo, com base nessa discussão, qual das opções abaixo é coerente com a concepção de leitura e interpretação apresentada no texto acima?

  • A Trata-se de um processo implícito de captação das ideias do autor, sem precisar sempre levar em conta as experiências e os conhecimentos do leitor.
  • B É uma atividade monológica que exige a participação do leitor na função de decodificar os sentidos presentes na mente do autor por meio de itens lexicais do texto.
  • C É um ato centrado na tríade autor-texto-leitor, em que o texto deve ser decodificado, pois “tudo está dito no dito”.
  • D É uma atividade interativa em que autor-texto-leitor participam conjuntamente na produção negociada de sentidos do texto.
  • E Trata-se de um processo de codificação e decodificação de uma intenção (a do autor) para a outra (a do leitor), o que revela a natureza sempre transparente e não negociada da interpretação textual.

Ao final do Texto 4, o autor explica que “o período era em tal medida semelhante ao presente que algumas de suas mais ruidosas autoridades insistiram em seu recebimento, para o bem ou para o mal, apenas no grau superlativo de comparação”. Com base nas definições gramaticais de graus comparativos e superlativos dos adjetivos, assinale a alternativa que contém a classificação correta do grau do adjetivo.

  • A “Dos filhos de meu pai, eu sou o mais velho” – grau comparativo de superioridade.
  • B “Eloísa, quando sorri, é mais simpática do que Fernanda” – grau superlativo de superioridade.
  • C “Estudar português é tão importante quanto estudar matemática” – grau comparativo de superioridade.
  • D “Aquela época era a melhor para namorar” – grau superlativo relativo de superioridade.
  • E “O teste de seleção na empresa foi facílimo” – grau superlativo absoluto analítico.