Questão 63 Comentada - Prefeitura de Fortaleza-2 - Analista de Regulação Graduação Diversa - IMPARH (2024)

Gustavo, outrora preso, ajuizou ação contra o Estado do Ceará, requerendo indenização por ressarcimento de danos morais e materiais, em razão da insuficiência de condições legais de encarceramento. Nessa situação hipotética, a ação poderá ser julgada:

  • A improcedente, pois o Estado do Ceará atuou de forma justa e legal.
  • B procedente quanto aos danos materiais, se for provado o nexo causal das alegações de Gustavo, e improcedente quanto aos danos morais.
  • C procedente quanto aos danos materiais e morais, se ficar provado o nexo causal das alegações de Gustavo.
  • D improcedente, pois, conforme a jurisprudência do STF e do STJ, não há nenhuma responsabilidade do Estado por insuficiência ou falta de condições carcerárias.