Na ética marxista, os valores se materializam em respostas, motivo pelo qual toda ação tem uma dimensão ética. Por vezes, nos serviços de saúde, as(os) assistentes sociais são requisitados para atuarem nas lacunas dos serviços, tornando-se imperioso o posicionamento ético que seja
- A divergente às práticas pautadas no atendimento direto ao cidadão, prevendo competências como contato com familiares informando o óbito e as transferências para outras unidades, em acordo com a equipe multiprofissional.
- B oposto à identificação de aspectos econômicos, políticos, sociais e culturais que atravessam o processo de saúde-doença, antecipando as demandas advindas do cotidiano com base no saber vivência, determinados nos protocolos de saúde.
- C contrário às ações incompatíveis com as atribuições profissionais, assumindo um ponto nevrálgico na saúde, que é o direito humano à comunicação, inscrito no Código de Ética profissional como o compromisso à socialização de informações.
- D antagônico à atitude de promoção e de prevenção pautada nos determinantes sociais de saúde, projetando o exercício profissional a partir dos desafios e das possibilidades, implementados pela Organização Mundial de Saúde (OMS).