Questão 36 Comentada - UNIVESP - Advogado - IBADE (2025)

Sobre os defeitos dos negócios jurídicos, assinale a alternativa correta.

  • A O negócio jurídico nulo não é suscetível de confirmação, entretanto convalesce pelo decurso do tempo.
  • B É anulável o negócio jurídico quando celebrado por pessoa absolutamente incapaz ou for ilícito, impossível ou indeterminável o seu objeto.
  • C Nos negócios jurídicos bilaterais, o silêncio intencional de uma das partes a respeito de fato ou qualidade que a outra parte haja ignorado, constitui omissão culposa, provando-se que sem ela o negócio não se teria celebrado.
  • D O erro de cálculo apenas autoriza a retificação da declaração de vontade.
  • E Configura-se o estado de perigo quando uma pessoa, sob premente necessidade, ou por inexperiência, se obriga a prestação manifestamente desproporcional ao valor da prestação oposta.

Gabarito comentado da Questão 36 - UNIVESP - Advogado - IBADE (2025)

A alternativa correta é a D, conforme indicado no gabarito. A justificativa é a seguinte: A) Incorreta. O negócio jurídico nulo não é suscetível de confirmação, mas também não convalesce pelo decurso do tempo. A nulidade é insanável, diferentemente da anulabilidade, que pode ser confirmada. B) Incorreta. O negócio jurídico celebrado por pessoa absolutamente incapaz é nulo, não anulável (art. 166, I, do CC). Além disso, a ilicitude, impossibilidade ou indeterminação do objeto também acarreta...

Somente usuários Premium podem acessar aos comentários dos nossos especialistas...

Que tal assinar um dos nossos planos e ter acesso ilimitado a todas as resoluções de questões e ainda resolver a todas as questões de forma ilimitada?

São milhares de questões resolvidas!

Assine qualquer plano e tenha acesso a todas as vantagens de ser Premium