Polícia Militar do Estado do Pará (PM-PA) - Assistente Social (2012) Questão 59

É inegável o avanço realizado nas últimas três décadas, quando a profissão foi capaz de superar o ranço conservador na visão existente da relação entre a profissão e a sociedade (Marilda Iamamoto, 1992). No campo teórico metodológico avançamos na superação da apreensão vulgar da teoria social de Marx, aprofundando o método Dialético, que no dizer de Lukács é o que temos de mais essencial no conhecimento do real. Sobre o método dialético materialista é correto afirmar:
I. Na mediação a categoria de particularidade responde pelo nível de síntese da compreensão do movimento do objeto, logo é o lugar onde se encontra o “campo de mediações”. É o que Marx determinou como síntese de múltiplas determinações.
II. A mediação é fundamental no método dialético, porque é a responsável por articulações e passagens entre as instâncias da realidade. Sem capturar seu movimento a realidade aparece à razão como imediata e “verdadeira”, iludindo o sujeito.
III. A categoria de totalidade representa o resultado da soma das partes, consideradas como interdependentes.
IV. A visão dialética nasce em Kant, que Marx supera, e propõe a apreensão da realidade como construção da razão humana.

De acordo com as afirmativas acima, a alternativa que contém todas as afirmativas corretas é:  
  • A I e IV
  • B I, II, III e IV
  • C I e II
  • D II e IV
  • E II e III