Questões de Pensamento Social (Serviço Social)

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A análise de fatos e acontecimentos societários, sob o crivo de uma perspectiva teórica crítica, possibilita ampliar os conhecimentos quantitativos e qualitativos indispensáveis ao trabalho profissional dos assistentes sociais. Amparada numa determinada visão de mundo, a condição de vida populacional e as escolhas dos sujeitos sociais não são compreendidas isoladamente, ou de única responsabilidade dos indivíduos, porque fazem parte de um todo articulado. A partir de outras perspectivas teóricas, situações, como de pobreza e violências, tendem a ser explicadas como fatos naturais, decorrentes ou potencializadas pelas escolhas individuais. Somente quando essas situações ultrapassam uma dita “normalidade” é que deve ser passível de intervenção e enfrentamento. Com base nesses indicativos, qual perspectiva teórica faz referência a esse tipo de análise e comportamentos?

  • A Fenomenológica sob o crivo do existencialismo.
  • B Positivista e suas vertentes funcional-estruturalistas.
  • C Pós-moderna fundamentada na teoria crítica do poder.
  • D Marxista à luz do materialismo histórico-dialético.
  • E Teoria política amparada pela teoria da escolha racional.

Segundo José Paulo Netto, NÃO está correto afirmar que para Marx:

  • A teoria é a reprodução ideal do movimento real do objeto pelo sujeito que pesquisa: pela teoria, o sujeito reproduz em seu pensamento a estrutura e a dinâmica do objeto que pesquisa.
  • B O método implica, pois, uma determinada posição (perspectiva) do sujeito que pesquisa: aquela em que se põe o pesquisador para, na sua relação com o objeto, extrair dele as suas múltiplas determinações.
  • C A sociedade burguesa é uma totalidade concreta.
  • D A totalidade concreta e articulada é uma totalidade dinâmica - seu movimento resulta do caráter contraditório de todas as totalidades que compõem a totalidade inclusiva e macroscópica.
  • E O método, é um conjunto de regras formais que se "aplicam" a um objeto que foi recortado para uma investigação determinada nem, menos ainda, um conjunto de regras que o sujeito que pesquisa escolhe, conforme a sua vontade, para "enquadrar" o seu objeto de investigação.

Sobre as diferentes concepções e formas de enfrentamento da “questão social” e da pobreza no liberalismo clássico, no regime de acumulação fordista/keynesiano e no neoliberalismo, marque a alternativa CORRETA.

  • A A estratégia do regime de acumulação fordista/keynesiano orientou-se fundamentalmente em uma tripla ação frente à “questão social”: por um lado, por uma ação estatal, cujas políticas sociais do Estado foram destinadas para a população mais pobre, com ações focalizadas e regionalizadas. Por outro lado, por uma ação mercantil, desenvolvida pela empresa capitalista, tornando os serviços sociais mercadorias lucrativas, e, por último, por uma ação do dito “terceiro setor”, ou da chamada sociedade civil organizada, desenvolvendo ações de intervenção filantrópica.
  • B No liberalismo clássico, surgem as bases para o desenvolvimento de concepções, como a “cultura da pobreza”, na qual a pobreza e as condições de vida do pobre são tidas como produto e responsabilidade dos limites culturais de cada indivíduo. Nesta concepção típica da Europa nos séculos XVI a XIX, o enfrentamento da “cultura da pobreza” desenvolveu‐se fundamentalmente a partir da organização de ações pelo Estado.
  • C No regime de acumulação fordista/keynesiano, a compreensão da gênese da “questão social” foi deslocada da esfera política, como uma questão entre cidadãos carentes e o Estado, cujo tratamento se determinava como um processo de redistribuição, e passou a sua gênese no fordismo a ser concebida na esfera econômica, no espaço da produção, resultante da contradição entre capital e trabalho, questionando, assim, os fundamentos da ordem.
  • D A atual programática neoliberal de enfrentamento da “questão social” se estabelece com a manutenção máxima estatal na área social, através de programas de combate à fome e à miséria, financiados pelos fundos públicos, de caráter universal e regionalizados.
  • E No liberalismo clássico, a “questão social” não é tida como resultado da exploração econômica, mas como fenômeno autônomo e de responsabilidade individual ou coletiva dos setores por ela atingidos. A “questão social”, portanto, passa a ser concebida como “questões” isoladas, e ainda como fenômenos naturais ou produzidos pelo comportamento dos sujeitos que os padecem.

De acordo com Mandel (apud Araújo & Santos, 2024) em sua análise sobre o capitalismo tardio, as três funções do Estado capitalista são:

  • A Defender o país contra as agressões externas que possam ameaçar a hegemonia político-econômica; instituir uma cidadania regulada pelo cidadão-consumidor; monopolizar as leis trabalhistas, favorecendo a iniciativa privada e os monopólios.
  • B Criar as condições gerais de produção que não podem ser asseguradas pelas atividades privadas das classes dominantes; reprimir qualquer ameaça das classes dominadas; e garantir que a ideologia da sociedade seja a da classe dominante com a integração das classes dominadas.
  • C Forjar a existência de um exército industrial de reserva mediante política de flutuação salarial; garantir a propriedade privada de livre concorrência; e autonomizar as classes dominantes, que governam por meio dos corpos legislativoburocráticos.
  • D Repor a força de trabalho mediante políticas públicas de saúde e educação; galvanizar o apoio das camadas subalternas por meio da refilantropização empresarial; e cooptar funcionários públicos para disseminar a ideologia da direita.
  • E Sanear as empresas privadas e depois devolver para o patronato; viabilizar a participação popular de modo que as reivindicações sejam atendidas antecipadamente; e suprimir lideranças sindicais com a infiltração dos chamados pelegos.

Autores vinculados à Teoria Crítica afirmam que a base da fundação sócio-histórica do Serviço Social é a “questão social”. Nesta concepção, a gênese da “questão social” é o (a):

  • A Aprofundamento das desigualdades sociais.
  • B Escalonamento social em estamentos.
  • C Lei geral da produção capitalista.
  • D Sociedade salarial.
  • E Criação de novas necessidades humanas.