Os conceitos mais contemporâneos de gestão de pessoas, de acordo com o modelo de gestão estratégica de pessoas, predicam a segregação entre autoridade de linha e função de staff, o que denota uma evolução histórica da área de RH no sentido de
- A especialização da área de RH, retirando da mesma tudo aquilo que possa ser considerada mera função de staff, as quais devem ser desempenhadas por colaboradores da própria organização ou, preferencialmente, terceirizadas.
- B fortalecimento e centralização do papel da área de RH, que passa a ser responsável não apenas por aspectos burocráticos, como também pela própria gestão dos recursos humanos na organização, exercendo a autoridade linha.
- C atribuição de maior responsabilidade aos gerentes de projeto, que passam a atuar também no monitoramento da política de gestão de pessoal da organização, sendo considerados staff (suporte) do órgão de RH em tal aspecto.
- D consolidação como área autônoma da organização, concentrando todas as competências e meios necessários para realizar ambas as funções, desde que cometidas a diferentes equipes e submetidas a rígidos critérios de compliance.
- E descentralização, com a atribuição da responsabilidade linear e direta aos gestores pela condução de seus subordinados, cabendo à área de RH o enfoque estratégico, Incluindo politicas e assessoria na gestão de pessoas.