Questão 30 Comentada - SEDUC-SP - Professor de Educação Básica II Educação Especial (Deficiência Intelectual) - VUNESP (2025)

Trentin (2018), destaca que na década de 1930, a educadora Helena Antipoff desempenhou um papel importante na implementação de serviços de diagnóstico e classes especiais no Brasil. Porém, apesar da implementação de escolas especiais, a definição e classificação da deficiência ainda eram pouco discutidas. Com relação aos critérios utilizados para a seleção das pessoas com deficiência para essas classes, é correto afirmar que

  • A os critérios eram baseados em características físicas visíveis, como deficiência motora ou sensorial múltipla.
  • B os critérios de seleção eram baseados no desempenho escolar ruim dos alunos, sem uma análise mais detalhada de suas condições.
  • C a seleção era realizada com base na deficiência sensorial, priorizando os alunos com o menor índice de desenvolvimento cognitivo.
  • D a escolha para as classes especiais era determinada pela idade dos alunos, a depender da deficiência diagnosticada.
  • E a seleção visava os alunos com deficiência auditiva, visual e física por meio de processo de avaliação pedagógica.