Questão 32 Comentada - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) - Pesquisador – Área: Ciência e Tecnologia de Alimentos – Subárea: Tecnologia e Inovação Alimentar para Gastronomia - CESPE/CEBRASPE (2025)

Considerando que a durabilidade (Y) de certo produto depende da temperatura (T) e da umidade (U) do local de armazenamento, um pesquisador obteve as estimativas de mínimos quadrados ordinários para os coeficientes de um modelo de regressão linear múltipla na forma


Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas


no qual Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas e representam os coeficientes do modelo e denota o erro aleatório, que segue distribuição normal com média zero e desvio padrão . As tabelas a seguir mostram os resultados obtidos pelo pesquisador.


Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas


Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas





Com base nas informações apresentadas, julgue o item a seguir.


A estimativa do intercepto do modelo é superior a 2.

  • Certo
  • Errado