Questão 62 do Concurso Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IF-PA) - Assistente de Alunos - Instituto Consulplan (2023)

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) criou uma norma que obriga que as empresas apliquem a ergonomia no ambiente de trabalho com o objetivo proporcionar maior bem-estar aos colaboradores e, com isso, os ganhos da empresa com a produtividade dos funcionários tendem a ser consideráveis. Considere que existem diferentes campos da ergonomia: a “física”, a “organizacional”, de “correção”, a “cognitiva”, dentre outras, e cada um destes campos é específico para que sejam oferecidas condições adequadas para os funcionários de acordo com as suas funções, de forma a exercer suas respectivas atividades de maneira segura e eficiente. Sobre a ergonomia de correção, assinale a afirmativa correta.
  • A Focada em oferecer boas condições de trabalho aos funcionários, tenta evitar ao máximo a sobrecarga dos colaboradores. Ela projeta as estruturas necessárias para que a performance dos times aumente, garantindo qualidade no trabalho mesmo com o crescimento no volume das demandas.
  • B É usada pelos funcionários na realização de suas funções e impactam diretamente em fatores como confiabilidade humana, tomadas de decisão, interação entre pessoas e máquinas, estresse profissional e carga mental. Está diretamente relacionada a processos mentais como memória e raciocínio.
  • C Trata-se da adequação do ambiente de trabalho às necessidades dos colaboradores, ou seja, se algum “detalhe” gera desconforto, dores ou incômodos aos funcionários, é papel da empresa usar a ergonomia para ajustar o que for necessário, garantindo um ambiente funcional e adequado para que as tarefas sejam executadas.
  • D Estuda a relação entre a anatomia dos seres humanos e o ambiente de trabalho, ou seja, como o corpo humano se adapta às condições a que está sendo submetido, garantindo a postura no ambiente de trabalho, a redução dos movimentos repetitivos e adequação do ambiente de acordo com as necessidades individuais dos colaboradores.