Questão 62 do Concurso Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IF-SP) - Professor - FUNDEP (2014)

Segundo Shaffer (2009), estudos revelaram que o comportamento de realização e o autoconceito acadêmico dependem muito das atribuições de realização ou de como são interpretados os sucessos e os fracassos.

Analise as seguintes afirmativas sobre os tipos de atribuições de realização, assinalando com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) Os adolescentes e jovens adultos tendem a atribuição de seus sucessos e fracassos a uma entre quatro possíveis causas: habilidade, esforço, grau de dificuldade da tarefa ou sorte.

( ) O esforço e o fator sorte são estáveis, isto é, são altamente invariáveis em diferentes situações, conduzindo a poucas expectativas.

( ) As crianças tendem a se tornar orientadas para o domínio quando ensinadas (pela atribuição de retreinamento) que seus fracassos podem ser atribuídos a causas instáveis e que podem melhorar seu desempenho com mais esforço.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

  • A V F F.
  • B F V F.
  • C F V V.
  • D V F V.