Questões comentadas de Concursos para Professor

Limpar Busca

No trecho “Penso que foi uma espetacular ascensão pular do pé da galinha para o ovo, relegado o primeiro ao ostracismo na vasilha, porque, depois de mim, ninguém mais por ele externou interesse, nem acredito que os gatos e os cães manifestassem preferência.” (2º parágrafo), a palavra sublinhada significa:

  • A Combate.
  • B Marginalização.
  • C Amadurecimento.
  • D Imundície.

A fim de se manter o sentido básico do enunciado, a expressão “De certeza”, empregada no primeiro parágrafo do texto, pode ser substituída por:

  • A “Conscientemente”.
  • B “Inevitavelmente”.
  • C “Indubitavelmente”.
  • D “Sabidamente”.

Assinale a alternativa que identifica as palavras corretamente grafadas dentre os quatro pares de vocábulos destacados no texto:

  • A guloseima | assenção | esternou | cuscuz.
  • B gulozeima | assenção | esternou | cuscus.
  • C guloseima | ascensão | externou | cuscus.
  • D guloseima | ascensão | externou | cuscuz.

Como as teorias de desenvolvimento humano de Piaget e Vygotsky podem ser aplicadas para melhorar as práticas pedagógicas no ensino fundamental, promovendo uma aprendizagem mais efetiva e significativa?

  • A De acordo com Piaget, o desenvolvimento cognitivo das crianças ocorre de forma linear e homogênea, o que implica que todos os alunos de uma mesma idade devem receber os mesmos conteúdos e estímulos, independentemente de suas experiências prévias e contextos sociais.
  • B A teoria de Piaget enfatiza que a aprendizagem é um processo passivo, no qual as crianças absorvem informações do ambiente, enquanto Vygotsky vê a aprendizagem como um processo ativo de construção do conhecimento através da descoberta individual.
  • C Vygotsky destaca a importância das interações sociais e do contexto cultural no desenvolvimento cognitivo, sugerindo que os professores devem criar oportunidades de aprendizagem colaborativa e utilizar mediadores culturais para facilitar a construção do conhecimento.
  • D Para Piaget, o desenvolvimento cognitivo é fortemente influenciado pelo ambiente social, enquanto para Vygotsky, a maturação biológica é o principal fator determinante do desenvolvimento cognitivo das crianças.

Leia o excerto a seguir:

“papai, mamãe, Alba, Bosco, os três primeiros se foram, Bosco quiçá nem se lembre, infactível sentarmos hoje os cinco em torno da mesa, galgamos nós, os remanescentes, a casa dos setenta, com hábitos e gestos diferentes daqueles dos dois meninos de ontem” (3º parágrafo)

Caso esse excerto tivesse de ser reescrito de modo a adequar sua pontuação à norma padrão (sem, contudo, alterar o sentido original do enunciado), o novo trecho poderia ser corrigido da seguinte maneira:

  • A Papai, mamãe, Alba, Bosco, os três primeiros se foram: Bosco quiçá nem se lembre. Infactível sentarmos hoje os cinco. Em torno da mesa, galgamos nós, os remanescentes, a casa dos setenta. Com hábitos e gestos diferentes daqueles dos dois meninos de ontem.
  • B Papai, mamãe, Alba, Bosco... Os três primeiros se foram, Bosco quiçá nem se lembre! Infactível sentarmos hoje os cinco em torno da mesa. Galgamos nós, os remanescentes, a casa dos setenta, com hábitos e gestos. Diferentes daqueles dos dois meninos de ontem.
  • C Papai, mamãe, Alba, Bosco: os três primeiros se foram; Bosco quiçá nem se lembre. Infactível sentarmos. Hoje os cinco em torno da mesa, galgamos. Nós, os remanescentes, a casa dos setenta. Com hábitos e gestos diferentes daqueles dos dois meninos de ontem.
  • D Papai, mamãe, Alba, Bosco... Os três primeiros se foram. Bosco quiçá nem se lembre! Infactível sentarmos hoje os cinco em torno da mesa. Galgamos nós, os remanescentes, a casa dos setenta, com hábitos e gestos diferentes daqueles dos dois meninos de ontem.