Polícia Civil do Estado de Piauí (PC-PI) - Engenheiro Civil (2018) Questão 1

Leia o texto para responder a questão.


TEMOS INSTITUIÇÕES FORTES

Como entender a evolução das regras do jogo no Brasil


    (...)

    Instituições, como ensina Douglass North, são regras do jogo, formais e informais. Constituem as restrições que moldam a interação humana, alinhando incentivos para ações de natureza política, social ou econômica. Criam condições para a atividade de empreender, assumir riscos e gerar prosperidade. Protegem os cidadãos do arbítrio e da violência do Estado.

    No Brasil, entendem-se instituições como restritas apenas às organizações do setor público. Ocorre que elas incluem regras sobre liberdade de expressão e de opinião e, assim, garantias de imprensa livre e independente, além de compreenderem os mercados.

    As instituições costumam surgir de novas crenças. Um exemplo foi a percepção, ao longo do tempo, das desvantagens do autoritarismo. Daí vieram, no Brasil, o fim do regime militar e as normas do Estado democrático de direito nascidas da Constituição de 1988.

    (...)


(Revista Veja, Editora ABRIL, edição 2539, ano 50, nº 29, 19 de julho de 2017, p. 77).



O texto sugere que

  • A As instituições, para serem sólidas, devem ser inflexíveis, no tempo e no espaço, no que conforma as regras por elas mesmas estabelecidas.
  • B As instituições existem para regular e padronizar comportamentos de naturezas diversas e para resguardar a sociedade de arbitrariedades e autoritarismos.
  • C As instituições públicas são responsáveis pela normatização geral dos comportamentos, cabendo àquelas de natureza privada obediência às regras instituídas.
  • D As instituições privadas devem elaborar suas próprias normas e regulamentos sem, necessariamente, obedecer às normas estabelecidas pelas instituições públicas.
  • E As instituições se consolidam quando conduzem o cidadão às tradições da sociedade, especialmente no que se refere à esfera econômica.

Encontre mais questões

Voltar