Questão 15 Comentada - Câmara dos Deputados - Consultor Legislativo - Área VIII - Tarde - FGV (2023)

João, magistrado, completa 75 anos de idade, ensejando a edição de ato administrativo de aposentadoria compulsória, em razão da dicção da Constituição Federal.

Nesse cenário, considerando os elementos do ato administrativo, é correto afirmar que a idade de João é)

  • A o objeto do ato administrativo, o qual dispõe, no caso apresentado, de natureza indeterminada.
  • B o objeto do ato administrativo, o qual dispõe, no caso apresentado, de natureza determinada.
  • C a motivação de fato do ato administrativo.
  • D o motivo de direito do ato administrativo.
  • E o móvel de fato do ato administrativo.

Gabarito comentado da Questão 15 - Câmara dos Deputados - Consultor Legislativo - Área VIII - Tarde - FGV (2023)

A questão aborda os elementos dos atos administrativos, um tema crucial em Direito Administrativo. Vamos analisar cada alternativa para identificar a correta.

Os elementos do ato administrativo são: competência, objeto, motivo, forma e finalidade. Um mnemônico útil é "CONFIFORMOB".

Letra a) Incorreta. O objeto do ato administrativo é a aposentadoria compulsória em si, ou seja, a própria ação administrativa de conceder a aposentadoria.

Letra b) Incorreta. Pelos mesmos motivos da alternativa anterior.

Letra c) Incorreta. A motivação, ou seja, a exposição dos motivos, demonstra a existência dos fatos que justificam o ato. A idade de João, neste caso, não é a motivação, mas o fato que a enseja. A motivação integra o elemento forma do ato.

Letra d) Correta. O motivo do ato administrativo é a situação de fato ou de direito que o justifica. No caso da aposentadoria compulsória, o motivo de direito é o atingimento da idade limite para o exercício da função.

Letra e) Incorreta. O móvel se refere à intenção do agente público ao praticar o ato. A idade de João não representa a intenção, mas a razão legal para a aposentadoria.

Gabarito: Letra d)