Questão 21 do Concurso Prefeitura Municipal de Vitória - Coordenador de Turno - FGV (2024)

Pesquisas recentes avaliaram a eficácia de ferramentas de inteligência artificial (IA) focadas no aluno, contrastando-as com a atuação de professores em ambientes de sala de aula com vários estudantes e com a atuação de tutores qualificados em sessões individuais. Os resultados mostram que, em termos de avanços na aprendizagem, as ferramentas de IA superam o desempenho de professores que lecionam para turmas inteiras, embora apresentem resultados ligeiramente inferiores aos alcançados por tutores qualificados em cenários de ensino individualizado.

Baseado em DU BOLAY, Benedict. “Artificial Intelligence as an Effective Classroom Assistant”. IEEE Intelligent Systems, Vol. 31, nov./dez. 2016.

Os resultados dos estudos mencionados acima indicam
  • A a preeminência do ensino personalizado sobre o padronizado, destacando a importância de abordagens individualizadas na facilitação da aprendizagem.
  • B a limitada efetividade das ferramentas de inteligência artificial na promoção do ensino-aprendizagem em contextos com grande número de alunos.
  • C a superioridade do ambiente da sala de aula tradicional frente aos modelos de ensino emergentes, indicando as vantagens dos métodos convencionais de instrução.
  • D a equivalência entre métodos de ensino personalizados e padronizados, tanto em ambientes educacionais tradicionais quanto naqueles suportados por IA.
  • E a maior eficácia das ferramentas de IA em relação aos educadores humanos no processo educacional, ressaltando a capacidade da tecnologia em otimizar o ensino.