TEXTO:
Escolas da rede estadual inovam com alternativas criativas ao uso do celular
Disponível em: <https://www.ba.gov.br/educacao/noticias/2025-02/
1557/escolas-da-rede-estadual-inovam-com-alternativas-criativasao-uso-do-celular>. Acesso em: 7 mar. 2025. Adaptado.
Observe as reescrituras a seguir, atentando à manutenção do sentido original e à correção gramatical.
“Para tornar os intervalos mais interativos e oferecer alternativas ao uso do celular, unidades da rede estadual da Bahia estão promovendo atividades que estimulam a socialização e o lazer dos estudantes.”
A alternativa em que a estruturação frasal mantém tanto o sentido principal do enunciado quanto a correção formal é:
- A Unidades da rede estadual da Bahia, que estimulam a socialização e o lazer dos estudantes, oferecem alternativas ao uso do celular e tornam os intervalos mais interativos.
- B Promovem-se atividades que socializam os estudantes e tornam os intervalos mais interativos, pois as unidades da rede estadual da Bahia desejam oferecer alternativas ao celular.
- C Com o propósito de estimular a socialização e ampliar o lazer dos estudantes, as unidades da rede estadual da Bahia, sem uso de celulares, buscam tornar os intervalos mais interativos.
- D As unidades da rede estadual da Bahia realizam atividades que promovem a socialização e o lazer estudantil, visando tornar os intervalos mais interativos e oferecer alternativas ao celular.
- E As unidades da rede estadual da Bahia estimulam a socialização e o lazer, oferecendo atividades mais criativas ao longo dos intervalos, cujo objetivo principal é tornar o celular dispensável.