Questão 3 Comentada - Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (TJ-MG) - Juiz de Direito Substituto (2022)

“Boa fé objetiva” e “autonomia privada” são importantes conceitos no Direito Civil contemporâneo.

Sobre eles, assinale a afirmativa correta.

  • A A “boa-fé objetiva” é a observância de critérios rígidos de conduta, estabelecidos na legislação para as variadas relações jurídicas.
  • B “Autonomia privada” sendo uma acepção mais ampla do que “autonomia da vontade”, ao Poder Judiciário é vedado rever cláusulas de contratos civis e empresariais.
  • C O exame da “boa-fé objetiva” limita-se às fases de preparação e celebração do contrato, não sendo mais possível, como ocorria antes do Código Civil Brasileiro de 2002, sua avaliação na fase da execução do ajuste.
  • D A “autonomia privada” não exclui a “função social do contrato”.

Gabarito comentado da Questão 3 - Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (TJ-MG) - Juiz de Direito Substituto (2022)

Vejamos cada uma das assertivas:Letra A - ErradaA boa-fé objetiva trata na verdade de modelos de conduta que devem reger as relações dos contratantes, quer dizer que as partes devem agir com honestidade, pautando-se em padrões éticos e legais, são deveres inerentes a qualquer negócio, mesmo que sem previsão expressa. O Enunciado n. 26 da Conselho da Justiça Federal, aprovado na I Jornada de Direito Civil dispõe: “a boa-fé objetiva vem a ser a exigência de um comportamento de lealdade dos part...

Somente usuários Premium podem acessar aos comentários dos nossos especialistas...

Que tal assinar um dos nossos planos e ter acesso ilimitado a todas as resoluções de questões e ainda resolver a todas as questões de forma ilimitada?

São milhares de questões resolvidas!

Assine qualquer plano e tenha acesso a todas as vantagens de ser Premium