Questão 2 Comentada - Tribunal de Justiça de Tocantins (TJ-TO) - Juiz Substituto - FGV (2025)

Sara e Jorge, ambos na faixa dos 60 anos de idade, desejam se casar, mas querem deixar as questões patrimoniais bem decididas por meio de pacto antenupcial. Para isso, consultam uma advogada e informam a ela que desejam que o regime escolhido permita (i) que a alienação de bens imóveis particulares seja convencionada sem a vênia conjugal e (ii) que integrem o patrimônio próprio de cada cônjuge os bens que ele possua ao casar e os que por ele forem adquiridos, a qualquer título, na constância do casamento.
De acordo com a situação hipotética narrada, para adequar-se ao pedido de Sara e Jorge, somente cabe adotar o(s) regime(s) de:

  • A separação convencional de bens;
  • B participação final nos aquestos;
  • C separação obrigatória de bens e separação convencional de bens;
  • D separação obrigatória de bens e participação final nos aquestos;
  • E separação convencional de bens e participação final nos aquestos.

Gabarito comentado da Questão 2 - Tribunal de Justiça de Tocantins (TJ-TO) - Juiz Substituto - FGV (2025)

A alternativa correta é E, que contempla os regimes de separação convencional de bens e participação final nos aquestos. O regime de separação convencional de bens atende ao primeiro requisito, pois permite que cada cônjuge aliene seus bens imóveis particulares sem a necessidade de autorização do outro. Além disso, mantém os bens adquiridos antes e durante o casamento como patrimônio próprio de cada um. O regime de participação final nos aquestos também atende ao segundo requisito, pois os ...

Somente usuários Premium podem acessar aos comentários dos nossos especialistas...

Que tal assinar um dos nossos planos e ter acesso ilimitado a todas as resoluções de questões e ainda resolver a todas as questões de forma ilimitada?

São milhares de questões resolvidas!

Assine qualquer plano e tenha acesso a todas as vantagens de ser Premium