Questão 3 Comentada - Companhia Energética de Minas Gerais (CEMIG - MG) - Advogado - FUMARC (2018)

Considerando a disciplina do poder-dever de autotutela da Administração Pública, pode ser considerada integralmente correta a afirmativa:

  • A A máxima de que os atos ilegais não geram direitos oponíveis à Administração Pública persiste incólume em face dos princípios da segurança jurídica e da boa-fé.
  • B A revogação dos atos administrativos, ainda que discricionários, encontra óbice na garantia do direito adquirido.
  • C O direito da Administração Pública de invalidar seus próprios atos segue a regra geral de imprescritibilidade da lesão ao erário.
  • D Os atos ilegais não produzem efeitos válidos, portanto, sua invalidação prescinde de oportunidade de defesa, ainda que gere repercussão sobre interesses individuais.

Gabarito comentado da Questão 3 - Companhia Energética de Minas Gerais (CEMIG - MG) - Advogado - FUMARC (2018)

A presente questão versa sobre o poder-dever de autotutela da Administração Pública, buscando a resposta correta. Análise das opções: A: INCORRETA. O ordenamento jurídico-administrativo permite a CONVALIDAÇÃO de atos administrativos ilegais, conforme o art. 55 da Lei nº 9784/99. A convalidação, assim como a invalidação, visa restabelecer a legalidade, considerando a segurança jurídica e a boa-fé dos administrados. Celso Antônio Bandeira de Mello corrobora essa possibilidade. B: CORRETA. Co...

Somente usuários Premium podem acessar aos comentários dos nossos especialistas...

Que tal assinar um dos nossos planos e ter acesso ilimitado a todas as resoluções de questões e ainda resolver a todas as questões de forma ilimitada?

São milhares de questões resolvidas!

Assine qualquer plano e tenha acesso a todas as vantagens de ser Premium