Questão 40 Comentada - Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) - Promotor de Justiça Adjunto - MPDFT (2021)

Considere as assertivas abaixo:


I. A renúncia ao exercício da ação penal privada consiste na abdicação do direito de sua propositura e depende de aceitação pela parte adversa.

II. O princípio da indivisibilidade da ação penal privada não se aplica à ação penal pública incondicionada, pois nesta é permitido o aditamento ou até o posterior oferecimento de outra denúncia pelo Ministério Público.

III. No processo e julgamento dos crimes contra a propriedade imaterial, no caso de haver o crime deixado vestígio, a queixa ou a denúncia não será recebida se não for instruída com o exame pericial dos objetos que constituam o corpo de delito.


A partir do que fora exposto, é possível dizer:

  • A As assertivas I, II e III estão corretas.
  • B As assertivas I e III estão corretas.
  • C As assertivas I, II e III estão incorretas.
  • D As assertivas I e II estão corretas.
  • E As assertivas II e III estão corretas.

Gabarito comentado da Questão 40 - Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) - Promotor de Justiça Adjunto - MPDFT (2021)

I - ERRADOA renúncia independe de aceitação pela parte adversa. A renúncia consiste em ato impeditivo do processo criminal. O ofendido realmente abdica o direito de propositura da ação, provocando, consequentemente, a extinção da punibilidade do agente. Entretanto, trata-se de ato unilateral, pois independe da aceitação do autor do crime. II - CORRETOÉ esse o entendimento do STJ: Não vigora o princípio da indivisibilidade na ação penal pública. O Parquet é livre para formar sua convicção incl...

Somente usuários Premium podem acessar aos comentários dos nossos especialistas...

Que tal assinar um dos nossos planos e ter acesso ilimitado a todas as resoluções de questões e ainda resolver a todas as questões de forma ilimitada?

São milhares de questões resolvidas!

Assine qualquer plano e tenha acesso a todas as vantagens de ser Premium