Questão 6 Comentada - Comissão de Valores Mobiliários (CVM) - Inspetor - ESAF (2010)

Assinale a opção correta a respeito do uso das estruturas linguísticas no texto.

  • A Por integrar um termo que complementa “combater”(ℓ.4), o artigo em “a formação”(ℓ.4) poderia receber o sinal indicativo de crase, o que indicaria a inserção da preposição a no texto.
  • B Apesar da extensão do período sintático, a inserção de uma vírgula depois de “estrangeiros”(ℓ.6) provocaria erro gramatical e incoerência textual.
  • C Como a expressão “imposto de operações financeiras”(ℓ.10 e 11) está escrita, no texto, com iniciais minúsculas, sua sigla também deveria ser grafada com letras minúsculas para atender às regras de ortografia.
  • D O uso do modo subjuntivo em “sejam”(ℓ.21) ressalta a ideia de uma hipótese, uma possibilidade; para se fazer uma afirmação, o desenvolvimento textual admitiria a forma de indicativo: são ou serão.
  • E Preserva-se a coerência entre os argumentos e a correção gramatical do texto ao usar o verbo existir em lugar de “haver”(ℓ.20), desde que se faça a concordância adequada, escrevendo pode existirem circunstâncias.