Questão 54 Comentada - Defensoria Pública do Estado da Paraíba (DPE-PB) - Defensor Público (2022)

A vítima, segundo disposição expressa do Código de Processo Penal,

  • A nos casos de ajuizamento de exclusiva ação privada, poderá preferir o foro de domicílio ou da residência do réu, salvo quando conhecido o lugar da infração.
  • B nos crimes de ação privada, deverá ser intimada a manifestar seu desejo de proceder a inquérito policial, no prazo único de 120 (cento e vinte) dias após os fatos.
  • C por ser considerada testemunha principal dos fatos, comete crime de falso testemunho, se falsear a verdade fática.
  • D por meio de seu advogado habilitado como assistente de acusação, não poderá interpor apelação quando o Ministério Público assim não o fizer.
  • E deverá ser comunicada dos atos processuais relativos ao ingresso e à saída do acusado da prisão, à designação de data para audiência e à sentença e respectivos acórdãos que a mantenham ou modifiquem.

Gabarito comentado da Questão 54 - Defensoria Pública do Estado da Paraíba (DPE-PB) - Defensor Público (2022)

Vejamos cada uma das assertivas: Letra A - ErradaArt. 73. Nos casos de exclusiva ação privada, o querelante poderá preferir o foro de domicílio ou da residência do réu, ainda quando conhecido o lugar da infração.Letra B - Errada Art. 5º, § 5º Nos crimes de ação privada, a autoridade policial somente poderá proceder a inquérito a requerimento de quem tenha qualidade para intentá-la.Letra C - Errada A vítima não pode depor em processo penal como testemunha, portanto não pode ser acusada de come...

Somente usuários Premium podem acessar aos comentários dos nossos especialistas...

Que tal assinar um dos nossos planos e ter acesso ilimitado a todas as resoluções de questões e ainda resolver a todas as questões de forma ilimitada?

São milhares de questões resolvidas!

Assine qualquer plano e tenha acesso a todas as vantagens de ser Premium