Questão 5 Comentada - Prefeitura de Vitória-2 - Procurador - FGV (2024)

Em razão das deficiências detectadas, no âmbito de determinado ente federativo, na prestação do serviço de educação básica, o Ministério Público ajuizou ação civil pública com o objetivo de obter provimento jurisdicional que determinasse a sua regularização, formulando diversos pedidos nesse sentido.
Em situações dessa natureza, é correto afirmar que o Poder Judiciário deve

  • A negar-se a substituir-se ao administrador no delineamento de finalidades e na gestão de políticas públicas.
  • B limitar-se a determinar medidas pontuais, não avançando para as generalidades estruturais do sistema.
  • C apontar as finalidades a serem alcançadas, cabendo à Administração delinear o plano ou os meios para alcançá-las.
  • D nomear administrador judicial, de modo a regularizar a gestão do sistema, com posterior reassunção pela Administração.
  • E determinar, se necessário for, a utilização de ocupantes de cargos em comissão e servidores temporários para suprir as carências de professores.

Gabarito comentado da Questão 5 - Prefeitura de Vitória-2 - Procurador - FGV (2024)

Letra A - ErradaEsta afirmativa representa uma visão ultrapassada sobre a separação de poderes. Embora o Poder Judiciário não deva atuar como administrador, a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal (STF) é consolidada no sentido de que ele pode e deve intervir quando a Administração Pública falha em assegurar o "mínimo existencial", ou seja, o núcleo essencial de direitos fundamentais, como a educação. Negar-se a agir em tal cenário seria uma omissão inconstitucional.Letra B - ErradaLimit...

Somente usuários Premium podem acessar aos comentários dos nossos especialistas...

Que tal assinar um dos nossos planos e ter acesso ilimitado a todas as resoluções de questões e ainda resolver a todas as questões de forma ilimitada?

São milhares de questões resolvidas!

Assine qualquer plano e tenha acesso a todas as vantagens de ser Premium