Questões comentadas de Concursos para Procurador

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“Falar sobre Linguagem Simples é importante em todo e qualquer contexto.” (l. 1). De acordo com o texto, esse problema é ainda mais urgente no Brasil porque:

  • A os órgãos públicos foram construídos por acadêmicos e pessoas relacionadas ao contexto jurídico
  • B a linguagem marcada pelo jargão jurídico em documentos normativos causa prejuízo ao erário
  • C os textos da administração pública são escritos em norma-padrão
  • D a população apresenta baixos índices de letramento

A modalização é um recurso linguístico usado para expressar a subjetividade do autor no texto, revelando sua atitude em relação ao que diz. O trecho que apresenta recurso de modalização, marcando a subjetividade do autor, é:

  • A “A Constituição criou a ideia de políticas públicas universais...” (l. 23)
  • B “...o funcionamento do Estado, as leis e as regras foram pensados a partir do Direito...” (l. 18)
  • C “Mas é importante lembrar que a Constituição de 1988 trouxe a visão de que o governo tem que trabalhar para todos e todas.” (l. 22 e 23)
  • D “Segundo estudo da ONG Ação Educativa e do Instituto Paulo Montenegro de 2018, 3 em cada 10 brasileiros e brasileiras entre 15 e 64 anos são analfabetos funcionais.” (l. 3 e 4)

A tese é a ideia principal sobre um determinado assunto defendida em um texto. Em “A importância da Linguagem Simples no setor público”, a tese defendida corresponde à seguinte afirmação:

  • A o problema do analfabetismo funcional de parte da população tem um enorme impacto na sociedade como um todo no Brasil
  • B o uso da linguagem simples pelo governo garantiria a comunicação eficiente entre a administração pública e os cidadãos
  • C a Constituição de 1988 instituiu políticas públicas universais disponibilizadas para todos e todas
  • D a dificuldade de acesso a serviços públicos pela população custa muito ao próprio governo

Anáfora e catáfora são mecanismos de coesão referencial que, respectivamente, retomam ou antecipam termos, fatos, ideias. A coesão catafórica, que antecipa algo que ainda será mencionado, se manifesta em:

  • A “Essa necessidade de auxílio...” (l. 44)
  • B “...esse problema educacional...” (l. 7)
  • C “...dois grandes desafios...” (l. 2)
  • D “A Constituição...” (l. 23)

A progressão do tema se dá pela sequenciação de ideias ligadas a uma mesma rede de sentidos. Trata-se de um recurso importante para a construção da coerência do texto. No 8º parágrafo, a estratégia empregada para dar sequência à ideia apresentada no 7º parágrafo é a:

  • A exemplificação
  • B contraposição
  • C comparação
  • D refutação