Questão 5 Comentada - Secretaria Municipal de Fazenda do Município do Rio de Janeiro (SMF-RJ) - Fiscal de Rendas - tarde - FGV (2023)

O secretário de Fazenda do Município Alfa proferiu decisão no sentido de que a majoração da alíquota do imposto sobre serviços de qualquer natureza, promovida pela Lei municipal N° 123, publicada em 20 de dezembro do ano X, terá eficácia a partir de 1° de janeiro do ano subsequente. Irresignada com o teor dessa decisão, a sociedade empresária Delta, que terá sua carga tributária aumentada, impetrou mandado de segurança perante o Tribunal de Justiça, o qual, a teor da Constituição Estadual, tinha competência originária para processar e julgar a causa. O mandado de segurança o foi denegado sob o argumento de que a decisão do secretário se harmonizava com a ordem constitucional, o que não foi alterado após o exaurimento dos recursos no âmbito do Tribunal.

À luz da narrativa, é correto afirmar que a decisão:
  • A observou o princípio da anterioridade, estando em harmonia com a ordem constitucional;
  • B afrontou a anterioridade nonagesimal, podendo ser impugnada via recurso ordinário;
  • C afrontou a anterioridade nonagesimal, podendo ser impugnada via recurso especial;
  • D afrontou a reserva de lei complementar federal, podendo ser objeto de reclamação constitucional;
  • E afrontou a anterioridade nonagesimal, podendo ser impugnada via recurso extraordinário.

Gabarito comentado da Questão 5 - Secretaria Municipal de Fazenda do Município do Rio de Janeiro (SMF-RJ) - Fiscal de Rendas - tarde - FGV (2023)

Vamos analisar a questão sobre princípios tributários, com foco na anterioridade. A análise da questão envolve a verificação da legalidade de um ato que supostamente instituiu ou majorou um tributo, considerando os princípios constitucionais aplicáveis, especialmente o da anterioridade. A) Falso. A assertiva afirma que foi observado o princípio da anterioridade, mas a questão menciona a necessidade de observar tanto a anterioridade anual quanto a nonagesimal. Embora a anterioridade anual po...

Somente usuários Premium podem acessar aos comentários dos nossos especialistas...

Que tal assinar um dos nossos planos e ter acesso ilimitado a todas as resoluções de questões e ainda resolver a todas as questões de forma ilimitada?

São milhares de questões resolvidas!

Assine qualquer plano e tenha acesso a todas as vantagens de ser Premium