Questão 2 Comentada - Secretaria de Estado de Fazenda do Espírito Santo (SEFAZ-ES) - Auditor Fiscal da Receita Estadual - Manhã (2021)

No Estado X, uma lei estadual conferiu poderes à autarquia estadual gestora do regime próprio de previdência dos servidores estaduais para fiscalizar, arrecadar e inclusive cobrar judicialmente a contribuição previdenciária dos servidores. Diante desse cenário, assinale a afirmativa correta.

  • A A lei estadual pode delegar a chamada capacidade tributária ativa à autarquia.
  • B A autarquia estadual, por ser integrante da Administração Indireta, não pode arrecadar tributos.
  • C A lei estadual viola a competência tributária do Estado X, conforme estabelecida na Constituição.
  • D A lei estadual viola a competência tributária do Estado X, conforme estabelecida no Código Tributário Nacional.
  • E A fiscalização e a arrecadação podem ser feitas pela autarquia, mas a cobrança judicial de tributos é ato privativo da Administração Direta do ente federado.

Gabarito comentado da Questão 2 - Secretaria de Estado de Fazenda do Espírito Santo (SEFAZ-ES) - Auditor Fiscal da Receita Estadual - Manhã (2021)

CTN, Art. 7º A competência tributária é indelegável, salvo atribuição das funções de arrecadar ou fiscalizar tributos, ou de executar leis, serviços, atos ou decisões administrativas em matéria tributária, conferida por uma pessoa jurídica de direito público a outra, nos termos do §3º do artigo 18 da Constituição. Competência tributária é o poder conferido pela Constituição Federal aos entes federativos, por meio da qual eles estão autorizados a instituir determinados tributos em seu territó...

Somente usuários Premium podem acessar aos comentários dos nossos especialistas...

Que tal assinar um dos nossos planos e ter acesso ilimitado a todas as resoluções de questões e ainda resolver a todas as questões de forma ilimitada?

São milhares de questões resolvidas!

Assine qualquer plano e tenha acesso a todas as vantagens de ser Premium