Questão 49 Comentada - Tribunal Regional do Trabalho - Analista Judiciário - Contabilidade - FCC (2023)

Suponha que o Estado tenha contratado operação de crédito sob a forma de Antecipação de Receita Orçamentária (ARO), observando todos os requisitos estabelecidos pela Lei de Responsabilidade Fiscal. O montante captado pela referida operação:

  • A integra a receita corrente líquida e deve observar as regras de repartição e destinação de 25% do produto aos municípios.
  • B embora não integre a dívida flutuante, é imputado no limite de endividamento do ente, que corresponde ao percentual de 200% da receita corrente líquida.
  • C deve ser aplicado exclusivamente em despesas de capital, vedada destinação a despesas de pessoal e custeio.
  • D não é computado na dívida fundada do ente, eis que o prazo de amortização é inferior a 12 meses e os recursos captados não integram o orçamento.
  • E constitui receita orçamentária, porém somente pode ser aplicado em despesas extraorçamentárias, constituindo exceção à regra de paralelismo.

Gabarito comentado da Questão 49 - Tribunal Regional do Trabalho - Analista Judiciário - Contabilidade - FCC (2023)

Vamos analisar a questão sobre Antecipação de Receitas Orçamentárias (ARO). A) ERRADO. As operações de crédito por ARO são ingressos extraorçamentários, conforme a definição de Augustinho Paludo. B) ERRADO. As operações de crédito por ARO integram a dívida flutuante, pois geram os débitos de tesouraria, mas são classificadas como ingressos extraorçamentários, conforme Paludo. C) ERRADO. Não há determinação legal que obrigue a aplicação dos recursos de ARO exclusivamente em despesas de capi...

Somente usuários Premium podem acessar aos comentários dos nossos especialistas...

Que tal assinar um dos nossos planos e ter acesso ilimitado a todas as resoluções de questões e ainda resolver a todas as questões de forma ilimitada?

São milhares de questões resolvidas!

Assine qualquer plano e tenha acesso a todas as vantagens de ser Premium