Questão 108 Comentada - Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJ-DFT) - Titular de Serviços de Notas e de Registros - Provimento - CESPE/CEBRASPE (2019)

Em ação de busca e apreensão, notificação extrajudicial foi enviada e entregue no domicílio do devedor por intermédio de cartório de títulos e documentos.


À luz do entendimento jurisprudencial firmado pelo STJ, essa notificação

  • A não é válida para fins de comprovação da mora.
  • B não é válida, pois seria necessária a comunicação pessoal do devedor para surtir efeitos jurídicos.
  • C é válida para fins de comprovação da mora.
  • D não é válida, pois configura omissão de prestação jurisdicional.
  • E é válida, desde que seja recebida pessoalmente pelo devedor.

Gabarito comentado da Questão 108 - Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJ-DFT) - Titular de Serviços de Notas e de Registros - Provimento - CESPE/CEBRASPE (2019)

A questão aborda a validade da notificação extrajudicial em ações de busca e apreensão nos contratos com alienação fiduciária, conforme entendimento do STJ. A jurisprudência do STJ, consolidada no REsp 1283834-BA (recurso repetitivo), estabelece que a notificação extrajudicial é válida para comprovar a mora do devedor. A C é a alternativa correta. A notificação extrajudicial, realizada e entregue no endereço do devedor por via postal com aviso de recebimento, é válida mesmo quando realizada p...

Somente usuários Premium podem acessar aos comentários dos nossos especialistas...

Que tal assinar um dos nossos planos e ter acesso ilimitado a todas as resoluções de questões e ainda resolver a todas as questões de forma ilimitada?

São milhares de questões resolvidas!

Assine qualquer plano e tenha acesso a todas as vantagens de ser Premium