Questão 27 Comentada - Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) - Pedagogo - IBFC (2023)

A sociedade contemporânea vem passando por inúmeras transformações ao longo dos anos, especialmente no âmbito da ciência e tecnologia. Tais mudanças também refletem nas relações familiares da sociedade a que se está inserida. Análise as afirmativas abaixo e dê valores de Verdadeiro (V) ou Falso (F), para as novas modalidades de família.



(  ) O que antes era considerado como estrutura de família tradicional, composta pelas figuras paterna, materna e os filhos da relação, acabou tornando-se apenas mais uma modalidade de entidade familiar.


(  ) Os novos grupos atualmente tutelados sempre existiram, apenas passaram a ser reconhecidos e aceitos pela atual sociedade.


(  ) Os novos modelos de famílias contemporâneas, surge uma diversidade de composições fundamentadas na afetividade, solidariedade e livre escolha dos indivíduos, onde na atualidade, o primeiro modelo de família, qual seja, a família patriarcal e matrimonializada, acabou ficando na história do tempo.



Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta. 

  • A V - F - F
  • B V - F - V
  • C V - V - V
  • D V - V - F
  • E F - V - V

Gabarito comentado da Questão 27 - Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) - Pedagogo - IBFC (2023)

A sequência correta é C) V - V - V, conforme análise abaixo:

1. Primeira afirmativa (V): A família tradicional (pai, mãe e filhos) é hoje apenas uma das modalidades de entidade familiar, coexistindo com outras formas como famílias monoparentais, homoafetivas, reconstituídas, entre outras. A mudança nas estruturas familiares é reconhecida pela sociologia e pelo direito.

2. Segunda afirmativa (V): Grupos como famílias homoafetivas ou monoparentais sempre existiram, mas eram marginalizados ou invisibilizados. O avanço nas discussões sobre direitos e diversidade permitiu seu reconhecimento social e jurídico na contemporaneidade.

3. Terceira afirmativa (V): As novas configurações familiares de fato se baseiam em afetividade, solidariedade e escolha individual, embora a família patriarcal não tenha "ficado na história" completamente – ainda persiste em setores da sociedade, mas perdeu hegemonia como único modelo válido.

A banca considerou correta a alternativa C, embora a terceira afirmativa possa ser discutível ao sugerir que o modelo patriarcal desapareceu. A chave está em entender que o reconhecimento da pluralidade familiar não implica extinção total do antigo padrão, mas sua relativização.