Questões de Sociologia

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Em Weber, “[...] o ideal do homem honrado digno de crédito e, sobretudo a ideia do dever que tem o indivíduo de se interessar pelo aumento de suas posses como um fim em si mesmo” (A ética protestante e o “espírito” do capitalismo, 2004, p. 45) consiste em qual tipo de filosofia?

  • A Do capitalismo.
  • B Do comunismo.
  • C Do catolicismo.
  • D Do protestantismo.
  • E Da avareza.

Na concepção de Durkheim, o que é educação?

  • A Ação impressa pelas novas gerações no interior das escolas no processo de autopreparação para a vida social.
  • B Ação impressa pelas gerações anteriores no interior das escolas no processo de autopreparação para a vida social.
  • C Ação impressa pelas gerações atuais sobre as gerações anteriores na preparação dos indivíduos para a vida social.
  • D Ação impressa pelas gerações anteriores sobre as gerações atuais na preparação dos indivíduos para a vida social.
  • E Ação impressa pelas intergerações presente no interior das escolas para a preparação dos indivíduos para a vida social.

Na obra Da Divisão do Trabalho Social (2010, p. 157), Durkheim defende que “[...] um sistema de organismos diferentes no qual cada um tem um papel (uma função) especial e que são formados de partes diferenciadas” consiste em um tipo de solidariedade

  • A mecânica.
  • B orgânica.
  • C homogênea.
  • D heterogênea.
  • E anômica.

Quais autores da sociologia clássica trabalham com o princípio da interação na formulação de seus conceitos?

  • A Marx e Weber.
  • B Marx e Durkheim.
  • C Durkheim e Weber.
  • D Weber e Engels.
  • E Durkheim e Engels.

Engels e Marx afirmam que “A história de todas as sociedades até hoje existentes é a história das lutas de classes” (O manifesto comunista, 1999, p. 40). Os autores consideram a classe social como uma categoria definida a partir

  • A do local e do modo que burguesia e proletariado se apropriam do processo produtivo.
  • B da forma como é produzida a mercadoria e em sua distribuição equânime entre burguesia e proletariado.
  • C da quantidade de concentração de valor nas mãos da burguesia em detrimento da exploração do proletariado.
  • D das estratégias de dominação da burguesia em relação ao proletariado.
  • E do ativismo revolucionário do proletariado para transformar a sociedade capitalista em comunista.