Questões de Sociologia

Limpar Busca

O trecho da canção "A arte de viver da fé", da banda Os Paralamas do Sucesso (1986), expressa um sentimento coletivo de desalento e insegurança frente à realidade social brasileira:

“A esperança não vem do mar, Nem das antenas de TV. A arte de viver da fé, Só não se sabe fé em quê.”

A partir da análise do fragmento acima e considerando a noção de naturalização da questão social, assinale a alternativa CORRETA:

  • A A letra musical expressa uma crítica à ideologia dominante que obscurece as raízes históricas das desigualdades, deslocando as explicações para a fé e a moral individual.
  • B A canção reforça a ideia de que a pobreza é fruto de escolhas pessoais e que pode ser superada por esforço próprio e fé.
  • C O trecho defende a tese de que a desigualdade social é natural à condição humana, devendo ser aceita como parte da vida em sociedade.
  • D A letra propõe que a miséria é um fenômeno passageiro, que será superado por meio das políticas de mercado e iniciativas empreendedoras.
  • E A música expressa uma visão otimista da democracia liberal, ao reafirmar a crença nos direitos sociais como garantias universais e incondicionais.

A Cultura refere-se ao conjunto de práticas, crenças, costumes, valores, conhecimentos e artefatos compartilhados por um grupo social, transmitidos de geração em geração. Ela engloba tanto aspectos materiais (objetos, tecnologias) quanto imateriais (crenças, ideias, valores). A cultura molda a forma como um grupo percebe e interage com o mundo, e está em constante transformação devido a influências internas e externas.

Sobre os elementos característicos da cultura, entre outros, analise as alternativas e assinale a INCORRETA:

  • A VALORES: Princípios e ideais que um grupo considera importantes.
  • B SÍMBOLOS: Objetos, gestos ou palavras que representam algo significativo para o grupo.
  • C CRENÇAS: Práticas padronizadas que celebram momentos importantes.
  • D RITOS E CERIMÔNIAS: Práticas padronizadas que celebram momentos importantes.
  • E COSTUMES: Hábitos e tradições transmitidos ao longo do tempo.

Uma perspectiva da dimensão antropológica e social da Educação Física é atribuir ao esporte uma abordagem

  • A higienista.
  • B cultural.
  • C esportivista.
  • D desenvolvimentista.
  • E militarista.

Um importante e reconhecido mecanismo de sustentação das instituições totais se reproduz a partir da compreensão do sujeito com deficiência como ser incapaz, seja por sua condição de funcionalidade, seja pela impossibilidade, na maioria das vezes, relacionada a questões socioeconômicas, de viver em liberdade.

Esse mecanismo é nomeado:

  • A tutela.
  • B vigilância.
  • C docilização dos corpos.
  • D institucionalização.
  • E curatela.

Vergara (2009) identifica as fontes do poder a partir do resgate do pensamento clássico de Galbraith sobre o tema. Estas três fontes de poder são

  • A o eu; o outro, ou o pluralismo; e o nós.
  • B a lei; a estrutura, ou sistema; e o controle.
  • C o medo; a capacidade de persuasão, ou carisma; e a aceitação.
  • D a hierarquia; a autoridade, ou pessoalidade; e a competência técnica.
  • E a personalidade; a propriedade, ou riqueza; e a organização.