Questão 55 Comentada - Prefeitura Municipal de Crato - Professor de Educação Infantil (2021)

Sobre conceitos e concepções de criança e de infância, podemos afirmar que:
  • A O conceito de criança pura e inocente é universal. Assim, as devem ser educadas de forma diferenciada, pois necessitam ser protegidas dos malefícios do mundo adulto. Assim, não importa o momento e tempo sócio-histórico em que se vive, é preciso cuidar e educar as crianças da mesma forma, com sabedoria e sensibilidade;
  • B Para Ariès (1981), na Idade Média, já se conhecia o universo infantil e as especificidades infantis eram consideradas na educação e na escola. As crianças eram vistas como seres de direitos e, desse modo, os pais e os professores estudavam sobre a infância para poder educar de forma apropriada as crianças, com o cuidado de preservá-las da promiscuidade do mundo adulto;
  • C Para Rousseau (1999), as especificidades das crianças não deveriam ser respeitadas, já que suas formas de viver, pensar, sentir e de interagir com o mundo físico e social seriam inconsistentes, não devendo ser levadas em conta no processo educativo. A infância significaria um período de preparação para a vida adulta;
  • D Para Froebel (2001), em sua filosofia espiritualista e seu ideal político de liberdade, as crianças seriam como sementes que, se adubadas e expostas a condições favoráveis adequadamente, desabrochariam sua divindade interior em um clima de amor, para aprenderem sobre si e sobre o mundo físico e social;
  • E Para Piaget (2001), numa perspectiva interacionista, a criança seria um ser ativo em seu meio circundante, capaz de interagir e resolver problemas, pois é sujeito epistêmico. Mas, isso só seria possível a partir do ensino direto e sistemático dos/as professores/as que necessitariam planejar muito bem as suas aulas para que as crianças assimilem tudo com de forma adequada.