Questões de Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil (Pedagogia)

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Para que a prática pedagógica na Educação Infantil seja efetivada, é imprescindível que a equipe pedagógica adquira
  • A particularidades pedagógicas por meio de revisões bibliográficas e técnicas de ensino.
  • B materiais piagetianos para o processo de ensino-aprendizagem, que contribuem para os caminhos teóricos da aula.
  • C recursos financeiros de acordo com a faixa etária, propiciando habilidades e competências.
  • D materiais que propiciem noções de educação, mantendo as crianças atentas e interessadas.
  • E ações pedagógicas que fortaleçam o letramento e a alfabetização matemática.

A participação dos estudantes na escola e na comunidade ajuda a formar seu caráter de cidadãos e de cidadãs.

O compartilhamento de experiências dos diferentes indivíduos da comunidade escolar nas decisões da escola é uma prática de atuação no espaço público, democrático, que possibilita conhecer os processos que caracterizam a vida política na comunidade.

A participação nas decisões pode variar de simples contribuições à manutenção e à organização do espaço, possível desde a fase infantil, até a participação em decisões gerenciais e acadêmicas, por meio:

  • A dos Conselhos de Escola e das Assembleias Escolares.
  • B das campanhas de ajuda a grupos necessitados.
  • C de adesão a partidos políticos ou a grupos religiosos.
  • D das Associações de Moradores ou de comerciantes.
  • E de contatos e parcerias com políticos locais.

Desde 1997 (com os PCNs de 1ª a 4ª séries /1º e 2º ciclos), que os objetivos ‘ler autonomamente gêneros previstos para o ciclo’; e ‘escrever textos coesos e coerentes pertinentes aos gêneros previstos para o ciclo, adequados aos objetivos e aos leitores pretendidos’ estão presentes nas propostas curriculares nacionais.


Portanto, há tempos, a ideia de gênero textual a ser trabalhado com os alunos desde as primeiras etapas da Educação Básica, já é parâmetro para o trabalho com:

  • A a sentenciação.
  • B o método fônico.
  • C a alfabetização analítica.
  • D o processo global.
  • E o letramento.
Na Educação Infantil, as propostas pedagógicas devem respeitar quais princípios?
  • A Éticos, Morais e Políticos.
  • B Políticos, Religiosos e Éticos.
  • C Estéticos, Morais e Religiosos.
  • D Éticos, Políticos e Estéticos.

Joana, professora de educação infantil, atenta à necessidade de atualizar-se e aprimorar o trabalho pedagógico que desenvolve, consultou a Base Nacional Comum Curricular – Etapa da Educação Infantil. Nesse documento, Joana leu os “Direitos de aprendizagem e desenvolvimento na educação infantil”. De acordo com o referido documento, um dos direitos de aprendizagem e desenvolvimento na educação infantil refere-se a:

  • A aplicar os princípios da evolução biológica para analisar a história humana, considerando sua origem, diversificação, dispersão pelo planeta e diferentes formas de interação, valorizando e respeitando a diversidade étnica e cultural.
  • B expressar, como sujeito dialógico, criativo e sensível, suas necessidades, emoções, sentimentos, dúvidas, hipóteses, descobertas, opiniões, questionamentos, por meio de diferentes linguagens.
  • C identificar e analisar aspectos das estruturas sociais da atualidade com os legados do racismo no Brasil e, ainda, identificar e analisar as políticas oficiais com relação aos povos indígenas.
  • D formular perguntas, apresentar argumentos e contra­-argumentos coerentes, respeitando os turnos de fala, na participação em discussões sobre temas de interesse da turma e temas controversos.
  • E identificar e manipular diferentes tecnologias e recursos digitais para acessar, apreciar, produzir, registrar e compartilhar práticas e repertórios artísticos, de modo reflexivo, ético e responsável.