Questões de Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil (Pedagogia)

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Com a publicação da Resolução CNE/CEB nº 1/2024, que estabelece as Diretrizes Operacionais Nacionais de Qualidade e Equidade para a Educação Infantil, vários aspectos fundamentais da educação infantil foram delineados.
Com base nessas determinações, analise as afirmações a seguir e marque V para verdadeiras e F para falsas.

1. ( ) A Resolução CNE/CEB nº 1/2024 define que a educação infantil é a primeira etapa da educação básica.
2. ( ) A resolução foi publicada em 22 de outubro de 2023, e não em 2024.
3. ( ) As diretrizes devem orientar tanto o acompanhamento e avaliação da qualidade da educação infantil, quanto a gestão administrativa e pedagógica das instituições.
4. ( ) A Resolução estabelece que a avaliação na educação infantil deve ser tratada como prioridade por se tratar de hierarquização da primeira etapa do ensino básico.

A alternativa que apresenta a sequência correta das afirmações é

  • A V, F, V, F
  • B V, V, F, V
  • C F, V, V, F
  • D V, F, V, V

A educação na primeira infância tem sido reconhecida como etapa fundamental para o desenvolvimento das crianças. É neste período que se formam as bases do desenvolvimento cognitivo, motor e socioemocional. Nesse contexto, a prática pedagógica CORRETA para atender a educação infantil do campo, é:

  • A planejar atividades baseadas em um currículo único e padronizado nacionalmente, garantindo a uniformidade do processo educativo na comunidade.
  • B fomentar a exploração do ambiente local por meio de atividades lúdicas e projetos que integrem a vivência das crianças com a natureza e a cultura da comunidade.
  • C oferecer projetos que enfatizem a memorização de conteúdos com o objetivo de estimular o pensamento lógico de forma precoce em etapas posteriores de ensino.
  • D desenvolver atividades que priorizem habilidades cognitivas complexas, desconsiderando a importância do brincar e da experimentação sensorial.

O planejamento pedagógico na educação infantil é uma ferramenta essencial para estruturar práticas que favoreçam o desenvolvimento integral da criança. Sobre a elaboração do planejamento de aula, assinale (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as falsas
( ) O planejamento deve ser flexível e intencional, permitindo que o educador faça ajustes em função das respostas das crianças durante a execução das atividades.
( ) É adequado que o planejamento priorize habilidades isoladas, como coordenação motora ou linguagem, sem integrar os aspectos cognitivos, sociais e afetivos.
( ) No planejamento da educação infantil, o uso do brincar deve ser uma estratégia central, pois proporciona experiências significativas que estimulam o desenvolvimento integral.
( ) A avaliação de resultados padronizados e mensuráveis deve ser a prioridade do planejamento, garantindo que todas as crianças alcancem o mesmo nível de desempenho.
( ) A contextualização do planejamento em relação à realidade sociocultural das crianças é indispensável para tornar as experiências pedagógicas mais significativas e inclusivas.
( ) Um planejamento eficiente deve incluir atividades variadas que respeitem o ritmo individual das crianças e estimulem a curiosidade, a criatividade e a interação social.
A sequência CORRETA de cima para baixo é:

  • A V- F- V- V- V- V.
  • B F- V- F- V- V- V.
  • C V- V- F- V- V- F.
  • D V- F- V- F- V- V.

A qualidade da educação infantil está vinculada a parâmetros e indicadores estabelecidos por políticas públicas e práticas pedagógicas. Sobre o assunto, analise as afirmativas a seguir.

I. Parâmetros de qualidade referem-se à norma ou padrão que regula o sistema educacional, enquanto os indicadores são instrumentos que quantificam a aplicação desses parâmetros.
II. A definição de indicadores de qualidade na educação infantil é suficiente para garantir práticas pedagógicas de excelência em todas as instituições.
III. A inclusão é considerada um direito das crianças, devendo ser contemplada por estratégias e materiais específicos nas instituições de educação infantil.

Está correto o que se afirma em:

  • A I e II, apenas.
  • B III, apenas.
  • C I e III, apenas.
  • D I, II e III.

A respeito dos Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil, estabelecidos no documento elaborado pelo MEC, analise as afirmações a seguir.

I. Os Parâmetros Nacionais de Qualidade foram desenvolvidos com o objetivo de fornecer um padrão nacional rígido e uniforme para todas as instituições de Educação Infantil, sem espaço para adaptações regionais.
II. Um dos objetivos dos Parâmetros é possibilitar o desenvolvimento integral da criança até os cinco anos de idade, em aspectos físicos, psicológicos, intelectuais e sociais.
III. A gestão das instituições de Educação Infantil deve garantir a supervisão externa como instrumento de aprimoramento, além de formalizar canais de participação da comunidade e das famílias no processo pedagógico.
IV. O documento propõe que todas as instituições devem manter o mesmo modelo pedagógico, limitando a escolha de metodologias conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil.

Assinale a alternativa CORRETA.

  • A Somente as afirmações I, II e IV estão corretas.
  • B Somente as afirmações II e III estão corretas.
  • C Todas as afirmações estão corretas.
  • D Somente as afirmações I e IV estão corretas.