Questão 28 Comentada - Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MPE-MG) - Promotor de Justiça Substituto - Edital nº LIX (2022)

Sobre a perspectiva da teoria finalista, que influenciou intensamente a reforma do Código Penal Brasileiro (1984), é INCORRETO afirmar:

  • A O dolo é considerado como “dolo natural”, não o integrando a consciência da ilicitude.
  • B O dolo exige representação real da ação típica, não bastando uma consciência potencial, ainda que não se exija uma representação refletida.
  • C O ilícito pessoal não se esgota no desvalor de resultado e se co-constitui pelo desvalor da ação, devendo, o resultado, ser considerado como “obra do autor”.
  • D A culpabilidade mantém-se como uma categoria psicológica, desprovida de aspectos valorativos/normativos.

Gabarito comentado da Questão 28 - Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MPE-MG) - Promotor de Justiça Substituto - Edital nº LIX (2022)

A culpabilidade é o juízo de reprovação que vai recair sobre a conduta típica e ilícita praticada pelo agente. Trata-se de um juízo relativo à necessidade de aplicação da sanção penal. Logo, é provida de aspectos normativos/valorativos, já que dependem de um juízo de valor. É no sistema clássico que a culpabilidade era conceituada como vínculo psíquico (dolo/culpa) entre o autor e o resultado (teoria psicológica da culpabilidade).Na teoria finalista, dolo e culpa migram para o fato típico e a...

Somente usuários Premium podem acessar aos comentários dos nossos especialistas...

Que tal assinar um dos nossos planos e ter acesso ilimitado a todas as resoluções de questões e ainda resolver a todas as questões de forma ilimitada?

São milhares de questões resolvidas!

Assine qualquer plano e tenha acesso a todas as vantagens de ser Premium