Questões comentadas das provas da FUNDEP (Gestão de Concursos)

Limpar Busca

De acordo com o exposto no texto,

  • A os distúrbios alimentares se relacionam ao emocional dos indivíduos, podendo se manifestar devido à pressão estética e à aceitação social.
  • B os transtornos alimentares devem ser exclusivamente tratados mediante orientação profissional especializada, sendo revertidos com medicação.
  • C o desenvolvimento do autoconhecimento sobre a diversidade de corpos é a chave para a cura dos transtornos alimentares e o enfrentamento de emoções.
  • D a negação da alimentação e a compulsão alimentar decorrem de um mesmo fator desencadeante, relacionado à falta de apoio social no enfrentamento desses transtornos.

Releia o trecho a seguir.


“A negação da alimentação pode ser uma manifestação da busca desenfreada pela perfeição, em uma sociedade que associa magreza extrema a beleza e sucesso. Por outro lado, a compulsão pode servir como um mecanismo de enfrentamento para lidar com emoções complexas [...].”


Considerando o contexto global do artigo de opinião, qual é o efeito de sentido provocado pelos verbos destacados no trecho apresentado?

  • A Reforçar a certeza de que os comportamentos são determinados pela busca desenfreada pela perfeição, a qual é imposta pela sociedade de consumo.
  • B Indicar a ausência de comprovação sobre a conexão entre os comportamentos mencionados e as pressões sociais preponderantes na sociedade.
  • C Expressar possibilidade ou potencialidade, indicando que esses comportamentos não são determinísticos, mas influenciados por vários fatores e circunstâncias.
  • D Sugerir uma relação direta e inalterável entre os transtornos alimentares e as emoções complexas, sem a presença de outros elementos potencialmente influenciadores.

Releia o trecho a segui

“Seja a falta de vontade de comer ou a compulsão alimentar, esses distúrbios são mais do que problemas físicos; constituem uma relação intrínseca com o mundo emocional dos indivíduos.”

Assinale a alternativa em que as alterações realizadas mantenham o sentido original do trecho e estejam de acordo com a norma-padrão.

  • A “A falta de vontade de comer e a compulsão alimentar são distúrbios, e não problemas físicos; constituem uma relação intrínseca com o mundo emocional dos indivíduos.”
  • B “Seja a falta de vontade de comer, seja a compulsão alimentar, esses distúrbios são mais do que problemas físicos; constituem uma relação intrínseca com o mundo emocional dos indivíduos.”
  • C “Seja a falta de vontade de comer ou a compulsão alimentar, esses distúrbios são também problemas físicos (constituem uma relação intrínseca com o mundo emocional dos indivíduos).”
  • D “A falta de vontade de comer ou a compulsão alimentar são distúrbios que constituem uma relação intrínseca com o mundo emocional dos indivíduos, mais até do que os problemas físicos.

Um dos elementos responsáveis pela argumentatividade no texto é

  • A a apresentação de contra-argumentação, de modo que a autora possa antecipar argumentos contrários à sua tese para contrapô-los fundamentalmente.
  • B a exposição de opiniões divergentes, de modo que o leitor possa ponderar diferentes perspectivas e chegar às suas próprias conclusões sobre a temática exposta.
  • C o emprego de uma linguagem neutra e objetiva, de modo que o leitor possa construir sua visão com base nos dados expostos, sem influência direta da opinião da autora.
  • D o apelo emocional, de modo que o leitor se sensibilize para a complexidade dos problemas apresentados e a necessidade de oferecer suporte emocional às pessoas afetadas.

Releia o trecho a seguir.

“[....] esses distúrbios são mais do que problemas físicos; constituem uma relação intrínseca com o mundo emocional dos indivíduos.”

O trecho poderia ser reescrito, sem perda do seu sentido original, como:

  • A “[....] esses distúrbios são mais do que problemas físicos; constituem uma relação especial com o mundo emocional dos indivíduos.”
  • B “[....] esses distúrbios são mais do que problemas físicos; constituem uma relação íntima com o mundo emocional dos indivíduos.”
  • C “[....] esses distúrbios são mais do que problemas físicos; constituem uma relação natural com o mundo emocional dos indivíduos.”
  • D “[....] esses distúrbios são mais do que problemas físicos; constituem uma relação superficial com o mundo emocional dos indivíduos.”