Questão 4 Comentada - Tribunal Regional Federal da 4ª Região - Técnico - Segurança e Transporte - FCC (2019)

      É uma tendência mais presente entre os mais jovens, mas comum em todas as faixas etárias: só na Espanha, o uso diário de aplicativos de mensagens instantâneas é quase o dobro do número de ligações por telefone fixo e celular, segundo dados da Fundação Telefónica.

      A ligação telefônica tornou-se uma presença intrusiva e incômoda, mas por quê? “Uma das razões é que, quando recebemos uma ligação, ela interrompe algo que estávamos fazendo, ou simplesmente não temos vontade de falar nesse momento”, explica a psicóloga Cristina Pérez.

      Perder tempo em um telefonema é uma perspectiva assustadora. No entanto, segundo um relatório mundial da Deloitte, consultamos nossas telas, em média, mais de 40 vezes ao dia.

(Adaptado de: LÓPEZ, Silvia. O último paradoxo da vida moderna: por que ficamos presos ao celular, mas odiamos falar por telefone?. El País – Brasil. 01.06.2019. Disponível em: https://brasil.elpais.com) 



As expressões segundo dados da Fundação Telefónica e segundo um relatório mundial da Deloitte, no 1° e no 3° parágrafo, respectivamente, servem ao propósito de

  • A indicar as fontes das informações e, com isso, dar maior credibilidade ao texto.
  • B explicitar os autores das informações e permitir que se conteste sua veracidade.
  • C destacar o aspecto negativo das informações e, assim, tornar o texto mais apelativo.
  • D imprimir maior subjetividade às informações e aproximar o texto de um relato pessoal.
  • E especificar as informações e mostrar que a autora é a única responsável por sua exatidão.