Questão 69 Comentada - Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catarina (TJ-SC) - Titular de Serviços de Notas e de Registros - Remoção - TJ-SC (2012)

Assinale a alternativa correta:

  • A São inelegíveis, no território de jurisdição do titular, o cônjuge e os parentes consanguíneos ou afins, até o segundo grau ou por adoção, do Presidente da República, de Governador de Estado ou Território e do Distrito Federal, de Prefeito ou de quem os haja substituído dentro dos seis meses anteriores ao pleito, salvo se já titular de mandato eletivo e candidato à reeleição.
  • B A lei que alterar o processo eleitoral entrará em vigor na data de sua publicação, aplicando-se, indistintamente, a todas as eleições subsequentes.
  • C Os partidos políticos só adquirem personalidade jurídica após o registro de seus estatutos junto ao Tribunal Superior Eleitoral.
  • D Após a diplomação, o mandato eletivo não poderá mais ser impugnado junto à Justiça Eleitoral.
  • E A condenação em ação civil pública em que se apura improbidade administrativa pode submeter o condenado à imposição da cassação de seus direitos políticos.

Gabarito comentado da Questão 69 - Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catarina (TJ-SC) - Titular de Serviços de Notas e de Registros - Remoção - TJ-SC (2012)

Análise da questão sobre direitos políticos fundamentais.

A: Correta. O artigo 14, § 7º da CF/88 estabelece as inelegibilidades por parentesco, impedindo que cônjuges e parentes (consanguíneos ou afins) de autoridades se candidatem em suas jurisdições.

B: Incorreta. A validade da lei eleitoral é regulada pelo artigo 16 da CF/88, que determina um período de um ano entre a publicação da lei e sua aplicação nas eleições.

C: Incorreta. O artigo 17, § 2º, trata do registro dos estatutos dos partidos políticos no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), após adquirirem personalidade jurídica.

D: Incorreta. O artigo 14, § 10, estabelece o prazo de 15 dias após a diplomação para impugnar o mandato eletivo na Justiça Eleitoral, com base em provas de abuso de poder, corrupção ou fraude.

E: Incorreta. O artigo 15 da CF/88 lista os casos em que a perda ou suspensão dos direitos políticos é permitida, incluindo cancelamento da naturalização, incapacidade civil absoluta, condenação criminal transitada em julgado, recusa em cumprir obrigações impostas a todos e improbidade administrativa.

Gabarito: A