Questão 3 Comentada - Secretaria de Estado de Fazenda do Rio Grande do Sul (SEFAZ-RS) - Auditor Fiscal da Receita Estadual - Bloco I - CESPE/CEBRASPE (2019)

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas



No texto 1A1-I, o pronome que inicia o trecho “Isso se tornou um atentado contra o princípio de simplificação” (ℓ. 8 e 9) remete

  • A à oração “guerra fiscal ocasionada pelo ICMS” (ℓ. 4 e 5)
  • B à ideia de que o ICMS é “O principal tributo em vigor” (ℓ.5).
  • C ao argumento de que “O direito tributário brasileiro depara-se com grandes desafios” (ℓ. 1 e 2).
  • D ao fato de “contribuintes e advogados se debruçarem sobre vinte e sete diferentes legislações no país” (ℓ. 6 a 8) para entender o ICMS.
  • E à crítica do autor à recorrência das mesmas regras tributárias em “vinte e sete diferentes legislações no país” (ℓ. 7 e 8).

Gabarito comentado da Questão 3 - Secretaria de Estado de Fazenda do Rio Grande do Sul (SEFAZ-RS) - Auditor Fiscal da Receita Estadual - Bloco I - CESPE/CEBRASPE (2019)

O pronome “isso” retoma um grupo de informações anteriormente mencionado, não faz geralmente retomada de um termo específico, mas sim de todo um grupo de ideias: o conteúdo de uma oração, de um período, um parágrafo…No caso, recupera a ideia contida em: O principal tributo em vigor, atualmente, é estadual, o que faz contribuintes e advogados se debruçarem sobre vinte e sete diferentes legislações (26 estados mais o DF) no país para entendê-lo.Em suma, “isso” é a coexistência de muitas legisla...

Somente usuários Premium podem acessar aos comentários dos nossos especialistas...

Que tal assinar um dos nossos planos e ter acesso ilimitado a todas as resoluções de questões e ainda resolver a todas as questões de forma ilimitada?

São milhares de questões resolvidas!

Assine qualquer plano e tenha acesso a todas as vantagens de ser Premium