Questões da Prova do UFGD - Técnico em Eletrotécnica (2019) Página 1

De acordo com o texto, assinale a alternativa correta.

  • A O fato de ter gosto amargo e desagradável faz com que a cafeína crie menos dependência que outras drogas mais potentes como a cocaína, a maconha ou o álcool.
  • B A facilidade de acesso à cafeína faz com que seus dependentes raramente apresentem sintomas de abstinência.
  • C Por ser um estimulante, a cafeína produz consideráveis quantidades de dopamina, o que leva a poucas mudanças metabólicas no imageamento funcional.
  • D Embora cause ativação no sistema de recompensa do cérebro, a cafeína raramente leva as pessoas à dependência.
  • E A cafeína não pode ser considerada droga, pois o consumo dessa substância não costuma aumentar progressivamente.
Os excertos constantes das alternativas a seguir foram retirados do texto Mesmo com dificuldades, analfabetos funcionais usam em peso o WhatsApp, publicado na revista Educação (nº 255, jan. 2019, p. 16).  Analise-os e assinale a alternativa correta quanto ao uso da vírgula.
  • A Cerca de 30% da população brasileira de 15 a 64 anos, segundo o Indicador de Analfabetismo Funcional (Inaf), é considerada analfabeta funcional, ou seja, sabe ler o básico (como uma placa e o nome de um ônibus), escrever o próprio nome e conferir troco, mas não consegue interpretar textos simples e realizar operações matemáticas.
  • B Cerca de 30% da população brasileira de 15 a 64 anos segundo o Indicador de Analfabetismo Funcional (Inaf), é considerada analfabeta funcional ou seja sabe ler o básico (como uma placa e o nome de um ônibus), escrever o próprio nome e conferir troco, mas não consegue interpretar textos simples e realizar operações matemáticas.
  • C Cerca de 30% da população brasileira de 15 a 64 anos, segundo o Indicador de Analfabetismo Funcional (Inaf) é considerada analfabeta funcional, ou seja, sabe ler o básico (como uma placa e o nome de um ônibus), escrever o próprio nome e conferir troco mas não consegue interpretar textos simples e realizar operações matemáticas.
  • D Cerca de 30% da população brasileira, de 15 a 64 anos segundo o Indicador de Analfabetismo Funcional (Inaf) é considerada analfabeta funcional, ou seja, sabe ler o básico (como uma placa e o nome de um ônibus), escrever o próprio nome, e conferir troco, mas não consegue interpretar textos simples e realizar operações matemáticas.
  • E Cerca de 30% da população brasileira, de 15 a 64 anos, segundo o Indicador de Analfabetismo Funcional (Inaf), é considerada analfabeta funcional, ou seja, sabe ler, o básico (como uma placa, e o nome de um ônibus) escrever o próprio nome e conferir troco, mas não consegue interpretar textos simples e realizar operações matemáticas.

Leia o texto a seguir.


Vivemos no mundo das redes, dos computadores portáteis, da telefonia móvel, na era da informação ubíqua, do passado imagético e midiático da notícia instantânea, global, planetária, que percorre – num átimo – as veias e artérias de fibra óptica do planeta. E, justamente por isso, estamos imbricados nesse incomensurável emaranhado de dados algorítmicos, nessa gigantesca trama de interações rizômicas, recíprocas e mutuamente influenciantes, que, com efeito, nos puxam e nos empurram, nos conectam e nos transformam, permeando a nossa existência veloz e fluidamente.

Revista Sociologia, edição 72, p. 52 (Excerto).


Assinale a alternativa que apresenta sentido equivalente à palavra destacada no texto.

  • A Que pode ter mais de um sentido.
  • B Que está em todos os lugares ao mesmo tempo.
  • C Que possui conteúdo falso, em que não se pode confiar.
  • D Que é desmentida rapidamente.
  • E Que não se sabe se é falsa ou verdadeira.

Subi a escada. A escuridão era tão viscosa que se eu estendesse a mão, poderia senti-la amoitada como um bicho por entre os degraus. Tentei acender a vela, mas o vento me envolveu. [...]

TELLES, Lygia Fagundes. Os contos. 1.ed. São Paulo:

Companhia das Letras, 2018, p. 604.


O pronome oblíquo la, que se encontra destacado no fragmento, corresponde à

  • A mão.
  • B vela.
  • C escada.
  • D escuridão.
  • E viscosa.

Do fragmento que segue foram extraídas cinco orações. Qual delas é uma oração subordinada substantiva objetiva direta?


Afastou-se quase sufocada. Compreendi então que estava num banco de jardim. E espantei-me de encontrar em redor tudo em ordem. A lua estava brincando com as nuvens, como se aquele extraordinário acontecimento não alterasse a harmonia do universo. Moviam-se lentamente os tinhorões. A fachada do armazém fronteiro não se tinha desmoronado. E a garça de bronze, à beira da água, levantava a perna inútil com displicência, mostrava-me o bico num conselho mudo, que não percebi.

RAMOS, Graciliano. Caetés. 28. ed. Rio de Janeiro: Record, 1998, p. 60.

  • A ”Afastou-se quase sufocada.”
  • B “que estava num banco de jardim.”
  • C “como se aquele extraordinário acontecimento não alterasse a harmonia do universo.”
  • D “Moviam-se lentamente os tinhorões.”
  • E “levantava a perna inútil com displicência.”