Prova do UFOPA - Arquivista - CEPS-UFPA (2025) - Questões Comentadas

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De acordo com o texto, em relação aos termos "fake news" e "mentira", o senso comum

  • A trata ambos como exemplos claros de práticas desinformativas dentro do jornalismo.
  • B reconhece que são fenômenos diferentes, mas que compartilham algumas características similares.
  • C identifica uma conexão direta entre os dois conceitos, percebendo diferenças específicas entre eles.
  • D considera ambos como equivalentes, empregando os dois termos de forma intercambiável no cotidiano.
  • E enxerga-os como fenômenos que atuam em conjunto, dependendo um do outro para se manifestar.

Quanto à funcionalidade do gênero textual, é correto afirmar que se trata de um(uma)

  • A texto que expressa a visão subjetiva do autor sobre o tema, trazendo argumentos para influenciar a opinião do leitor.
  • B produção que adapta conceitos técnicos e acadêmicos, tornando-os acessíveis para o público geral e visando à disseminação de conhecimento.
  • C texto com finalidade educativa e explicativa, elaborado por uma instituição pública para informar e conscientizar a sociedade sobre um tema de interesse coletivo.
  • D mensagem institucional voltada para a promoção da imagem do órgão público ou para divulgar seus serviços à população.
  • E conteúdo criado para persuadir o público a adotar uma posição ou apoiar ideias relacionadas ao contexto eleitoral.

De acordo com a explicação do professor Eugênio Bucci, assinale a alternativa que demonstra como "fake news" se relaciona conceitualmente com o termo "desinformação".

  • A Representa um exemplo específico de desinformação, encaixando-se como uma das suas formas possíveis.
  • B Refere-se a um conceito mais amplo que engloba diferentes formas de manipulação, incluindo a desinformação.
  • C Apresenta o mesmo significado de desinformação, podendo ser usado como equivalente nos discursos acadêmicos.
  • D Contrapõe-se ao conceito de desinformação, diferenciando-se por sua natureza oposta.
  • E Constitui uma figura de linguagem que descreve, de forma indireta, o fenômeno da desinformação.

No trecho: "Já a desinformação, de acordo com o professor, trata-se de um ambiente comunicacional hostil à informação.", o uso do acento grave é obrigatório, assim como em

  • A a aluna foi autorizada à sair mais cedo, devido a uma emergência.
  • B o professor fez referência à explicação dada pelo especialista.
  • C ele dedicou à vida ao estudo de grandes figuras públicas.
  • D a coordenadora viajou à Belém para participar de um encontro acadêmico.
  • E a palestra foi apresentada à várias instituições presentes no evento.

Considerando novamente o trecho "Já a desinformação, de acordo com o professor, trata-se de um ambiente comunicacional hostil à informação”, o termo que substitui a palavra “já” sem prejuízo de sentido é

  • A porém.
  • B embora.
  • C assim.
  • D portanto.
  • E por sua vez.