Leia atentamente o texto abaixo para responder à questão.
Fake news x desinformação
(Texto adaptado)
O que mudou nos últimos anos, depois da explosão das redes sociais, foi a escala e o meio de difusão de mentiras, que passaram a ser chamadas de fake news (notícias falsas) e desinformação. Usados popularmente como sinônimos, os dois termos têm diferenças conceituais de acordo com os estudiosos do assunto e as instituições que os utilizam.
Segundo Eugênio Bucci, professor titular da Escola de Comunicações e Artes da USP, “fake news é a falsificação da forma notícia. Parece ser uma notícia jornalística, mas não é”. Ele explicou o conceito em evento da Procuradoria Regional Eleitoral de São Paulo no ano passado, do qual também participou o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), desembargador Paulo Galizia.
O professor argumenta que não se deve usar a expressão como sinônimo de mentira. “Fake news são um tipo historicamente datado de mentira. São uma criação do século XXI, que frauda a forma notícia a partir das plataformas sociais e das tecnologias digitais que favorecem a difusão massiva de enunciados”, explica. “As fake news não existem desde sempre.”
Já a desinformação, de acordo com o professor, trata-se de um ambiente comunicacional hostil à informação. “A desinformação é o efeito geral da disseminação de fake news e de outros recursos para enganar ou manipular pessoas ou públicos com fins inescrupulosos”, afirma. “Na era da desinformação, a capacidade social de distinguir fato e opinião se desfaz.”
Fonte: https://www.tre-go.jus.br/comunicacao/noticias/
Quanto à funcionalidade do gênero textual, é correto afirmar que se trata de um(uma)
- A texto que expressa a visão subjetiva do autor sobre o tema, trazendo argumentos para influenciar a opinião do leitor.
- B produção que adapta conceitos técnicos e acadêmicos, tornando-os acessíveis para o público geral e visando à disseminação de conhecimento.
- C texto com finalidade educativa e explicativa, elaborado por uma instituição pública para informar e conscientizar a sociedade sobre um tema de interesse coletivo.
- D mensagem institucional voltada para a promoção da imagem do órgão público ou para divulgar seus serviços à população.
- E conteúdo criado para persuadir o público a adotar uma posição ou apoiar ideias relacionadas ao contexto eleitoral.