Prova do SEDUC-SP - Eixo III Turismo Hospitalidade e Lazer (Curso de Hospedagem) - FGV (2025) - Questões Comentadas

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No contexto da Educação Profissional Técnica, o professor atua como mediador do conhecimento quando

  • A transmite conteúdos técnicos prontos, sem contextualização, visando à memorização.
  • B facilita a aprendizagem, integrando conhecimentos científicos, culturais e sociais.
  • C mantém a centralidade da aula em sua própria exposição verbal
  • D foca apenas no atendimento às demandas imediatas do mercado de trabalho
  • E reproduz os conteúdos presentes nos livros didáticos sem relacionar com a realidade dos estudantes.

Associe os conceitos às descrições correspondentes:


1. Pedagogia dos Multiletramentos

2. Educação Digital Escolar

3. Ensino Híbrido


( ) Integra recursos digitais ao planejamento pedagógico, promovendo interação presencial e virtual.

( ) Valoriza múltiplas linguagens e repertórios culturais na construção do conhecimento.

( ) Desenvolve competências para uso crítico e ético de tecnologias na aprendizagem.


A sequência correta dessa associação é:

  • A 1 – 2 – 3.
  • B 2 – 3 – 1
  • C 3 – 1 – 2.
  • D 3 – 2 – 1.
  • E 1 – 3 – 2.

As metodologias ativas de aprendizagem baseadas na problematização têm como princípio central

  • A aplicar exercícios repetitivos para fixar rapidamente o conteúdo
  • B priorizar a transmissão de informações pelo professor
  • C seguir etapas rígidas para garantir padronização do ensino
  • D mobilizar saberes a partir da análise crítica de situações concretas.
  • E utilizar prioritariamente avaliações escritas individuais.

Sobre os fundamentos pedagógicos do Currículo Paulista, analise as afirmações a seguir:


I. O professor deve promover a escuta ativa e a mediação crítica.

II. O planejamento deve desconsiderar o Projeto de Vida dos estudantes.

III. A autonomia estudantil é estimulada como parte do processo formativo.

IV. As práticas pedagógicas devem estar desvinculadas das realidades locais.


Estão corretas apenas as afirmações

  • A I e II.
  • B I e III.
  • C II e IV
  • D I, III e IV
  • E I e IV.

Segundo a Lei n° 9.394/1996, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, os currículos da educação básica devem ter uma base nacional comum e uma parte diversificada, a qual deve considerar as características regionais e locais da sociedade e ser definida

  • A pelos professores de cada turma.
  • B pelas equipes técnicas do MEC.
  • C pelas secretarias estaduais de educação.
  • D pelos conselhos escolares
  • E pelos sistemas de ensino e escolas.