Prova da Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina (SED-SC) - Professor - ACAFE (2017) - Questões Comentadas

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Identifique as ações que permitem pautar projetos em alguns arranjos e/ou movimentos curriculares para que sejam mais integradores, e assinale a alternativa correta.

Fonte: Proposta curricular de Santa Catarina: formação integral na educação básica. Florianópolis: SED, 2014 na p.27.


l. Superação do etapismo no percurso formativo.

ll. Escolhas teórico-metodológicas de conhecimentos e de experiências significativas para compor o percurso formativo e que mobilizem os sujeitos para a aprendizagem.

lll. Ampliação de espaços de autonomia intelectual e política dos sujeitos envolvidos nos percursos formativos.

lV. Exploração das interfaces entre os saberes, dos entre-lugares, das redes, das coletividades como lócus geradores de conhecimento.

  • A Apenas a afirmação III está correta.
  • B Todas as afirmações são corretas.
  • C Apenas I e II estão incorretas.
  • D Apenas a afirmação IV é correta.

Para pautar movimentos curriculares integradores é necessário o “reconhecimento da diversidade de identidades e de saberes como condição político-pedagógica para o desenvolvimento da Educação Básica.” Nesse sentido é correto afirmar, exceto:

Fonte: Proposta curricular de Santa Catarina: formação integral na educação básica. Florianópolis: SED, 2014 na p.27.


  • A Para combater as inúmeras formas de discriminação ainda existentes, faz-se necessário combinar os pactos nacionais e internacionais de proteção aos direitos humanos com medidas e políticas que acelerem a construção de uma cultura de direitos em que se reconheçam as diferentes identidades, como processo de inclusão de grupos socialmente vulneráveis.
  • B A educação destina-se a múltiplos sujeitos e tem como objetivo a troca de saberes, a socialização e o confronto do conhecimento, segundo diferentes abordagens, exercidas por pessoas de diferentes condições físicas, sensoriais, intelectuais e emocionais, classes sociais, crenças, etnias, gêneros, origens, contextos socioculturais, e da cidade, do campo e de aldeias.
  • C Em Santa Catarina, o Conselho Estadual de Educação aprovou a Resolução nº 132, de 15 de dezembro de 2009, a fim de minimizar os processos de discriminação e preconceitos a travestis, transexuais e transgêneros, garantindo-lhes o acesso e a permanência na Educação Básica.
  • D Pode-se afirmar que os sujeitos da diversidade somos todos nós, mas não há como destacar grupos que vivenciaram processos de preconceito e discriminação, principalmente no percurso formativo.

“A implementação da Educação e Prevenção tem a escola como um espaço privilegiado onde as crianças, adolescentes, adultos e idosos ampliam os saberes científicos, a convivência, as inter-relações com e entre sujeitos da diversidade, suas diferenças, suas vivências, seus valores e ética.” Portanto, a educação deve ser também um espaço de:

Fonte: Proposta curricular de Santa Catarina: formação integral na educação básica. Florianópolis: SED, 2014 na p.62.

  • A justiça social, cidadania e respeito aos direitos humanos.
  • B produção de conhecimentos dogmáticos que geram justiça social.
  • C produção de conhecimentos científicos em prol do individualismo.
  • D justiça, cidadania e respeito ao individualismo.

A escola poderá se tornar um espaço educador sustentável, com potencial de reverberação se tomar determinadas atitudes. Nesse sentido, analise as afirmações a seguir e assinale a alternativa correta.

Fonte: Proposta curricular de Santa Catarina: formação integral na educação básica. Florianópolis: SED, 2014 na p 65.


l. Na gestão cuida e educa, a comunidade escolar poderá ter uma eficácia nas decisões de suas políticas quando valorizar a diversidade como mediadora, através do diálogo, da democracia e da participação.

ll. No quesito currículo, este é orientado por um Projeto Político Pedagógico que tem na valorização da diversidade a conexão entre a sala de aula, os saberes tradicionais e os conhecimentos científicos, além de incentivar a cidadania ambiental, visando a promoção da responsabilidade de todos para transformação local e global.

lll. Quanto à participação da comunidade, estimular que esta se insira nas ações promovidas pelas escolas, exercendo controle social sobre o processo de transição rumo à sustentabilidade.

lV. E no espaço físico, o ambiente arborizado e ajardinado é planejado para proporcionar uma aprendizagem significativa e de convívio social.

  • A Apenas a afirmação II está incorreta.
  • B Apenas II e III estão corretas.
  • C Todas as afirmações são corretas.
  • D Apenas I e IV estão corretas.

Marque com V as afirmações verdadeiras e com F a falsas e assinale a alternativa correta, considerando que o Conselho de Classe é instância deliberativa integrante da estrutura dos estabelecimentos de ensino, e tem sob sua responsabilidade:

Fonte: Resolução nº 183, de 19 de novembro de 2013, diz que Art. 16.


( ) a avaliação do processo ensino-aprendizagem desenvolvido pelo estabelecimento de ensino e a proposição de ações para a sua melhoria;

( ) a avaliação da prática docente no que se refere à metodologia, aos conteúdos programáticos e à totalidade das atividades pedagógicas realizadas;

( ) apreciar em caráter deliberativo os resultados das avaliações dos alunos, apresentados individualmente pelos professores;

( ) a avaliação dos envolvidos no trabalho educativo e a proposição de ações para a superação das dificuldades.

  • A F - V - V - F
  • B V - V - F - F
  • C F - F - V - V
  • D V - V - V - V