Prova do Prodesan - Professor 2 P2B (Professor dos Anos finais do Ensino Fundamental/Matemática) - IBAM (2025) - Questões Comentadas

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Assinale a alternativa que apresenta a justificativa da acentuação da palavra MEDÍOCRE em "Eu sou um motorista medíocre, não do tipo que acumula 40 pontos de infrações por ano, mas dirijo com limitações".

  • A Os ditongos éi, ío e ói, sempre que tiverem pronúncia aberta em palavras paroxítonas e proparoxítonas, são acentuados.
  • B Acentuam-se o "i" e "u" átonos quando formam hiato com a vogal anterior, estando eles sozinhos na sílaba ou acompanhados apenas de "s", desde que não sejam seguidos por "-nh".
  • C Acentuam-se o "i" e "u" tônicos quando formam hiato com a vogal posterior, estando eles sozinhos na sílaba ou acompanhados apenas de "s", desde que não sejam seguidos por "-nh".
  • D Todas as proparoxítonas são acentuadas.

No trecho "Não me engano achando que velocidade é virtude", a palavra "que" desempenha um papel fundamental na construção do sentido da frase. Assinale a alternativa que indica corretamente a classe gramatical do termo "que" e a função que ele exerce nesse contexto.

  • A Conjunção integrante, introduzindo uma oração subordinada substantiva objetiva direta, complementando o verbo "achando".
  • B Conjunção coordenativa explicativa, conectando ideias que estabelecem relação de explicação sobre a afirmação anterior.
  • C Advérbio, intensificando a ideia expressa pela oração principal e conferindo ênfase ao sentido de "velocidade".
  • D Pronome relativo, retomando o antecedente "velocidade" e introduzindo uma oração subordinada adjetiva explicativa.

Com base no uso da pontuação no trecho "Não dá voltas à toa. Não tem medo da plateia no meio-fio", analise a função dos pontos finais nesse contexto e escolha a alternativa correta.

  • A Os pontos finais têm a função de criar uma sequência de ações consecutivas realizadas por Beatriz, enfatizando o encadeamento lógico das ideias.
  • B Os pontos finais são utilizados para destacar a segurança e a objetividade do comportamento de Beatriz ao volante, conferindo ênfase às qualidades descritas.
  • C Os pontos finais indicam uma relação de conclusão entre as ideias apresentadas, reforçando o aprendizado de Beatriz como motorista habilidosa.
  • D Os pontos finais foram empregados de maneira inadequada, uma vez que prejudicam a coesão textual ao fragmentar a descrição sobre Beatriz.

Analise como o nervosismo afetou Beatriz durante as primeiras tentativas de obter a CNH e como isso pode ser interpretado à luz de teorias psicológicas sobre ansiedade em situações de avaliação.

  • A As distrações na prova de Beatriz não estão relacionadas ao nervosismo, mas sim a má sorte.
  • B O nervosismo de Beatriz resultou em distrações menores que muitas vezes são insignificantes para outros candidatos.
  • C Beatriz foi naturalmente mais ansiosa que Fabrício, o que impactou negativamente seu desempenho nas primeiras tentativas.
  • D O insucesso inicial de Beatriz pode ser atribuído a uma preparação inadequada, em vez do nervosismo.

Com base no texto "Discrepâncias no volante", discuta como os diferentes contextos de aprendizagem afetaram a eficácia das aulas de direção para Fabrício e Beatriz. Relacione com os conceitos de aprendizagem prática e teorias educacionais.

  • A Fabrício e Beatriz internalizaram o conhecimento de forma distinta devido às suas idades e tipos de experiência prática.
  • B A experiência prática de Fabrício foi complementada com uma quantidade maior de aulas teóricas que a de Beatriz.
  • C Beatriz teve um aprendizado prático limitado, enquanto Fabrício teve uma abordagem mais intensa.
  • D Ambos seguiram a mesma quantidade de aulas teóricas, mas diferiram na aplicação prática.