Questões da Prova da Prefeitura de Curitiba - PR - Professor - Educação Infantil (NC-UFPR - 2019) Página 1

Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas acima, na ordem em que aparecem no texto.
  • A a qual – onde – ao que – em que.
  • B na qual – que – onde – no que.
  • C que – aonde – o que – onde.
  • D onde – no que – onde – o qual.
  • E em que – onde – o que – no qual.

De acordo com o texto, considere as seguintes afirmativas:


1. Embora não fosse astronauta, Katherine Johnson teve papel decisivo no sucesso da missão de John Gleen, que orbitou a Terra pela primeira vez.

2. Como não havia preconceito no campo da matemática e da engenharia, Katherine Johnson não sentiu a segregação em seu trabalho.

3. Katherine Johnson conquistou o respeito de seus colegas, mesmo sendo uma mulher negra nos anos 50.


Assinale a alternativa correta.

  • A Somente a afirmativa 1 é verdadeira.
  • B Somente a afirmativa 2 é verdadeira.
  • C Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras.
  • D Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.
  • E As afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras.

Sobre a pontuação utilizada no texto, considere as seguintes afirmativas:


1. Os parênteses foram usados com o objetivo de fornecer informação suplementar.

2. As aspas foram utilizadas para introduzir citações diretas e o nome de outras obras já publicadas (livros e/ou filmes).

3. As citações apresentadas entre aspas são da própria Katherine.


Assinale a alternativa correta.

  • A Somente a afirmativa 1 é verdadeira.
  • B Somente a afirmativa 2 é verdadeira.
  • C Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.
  • D Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.
  • E As afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras.
Ao longo do texto, o autor faz referência a “Katherine Johnson” por meio de outros termos. São termos usados pelo autor em substituição a “Katherine Johnson”:
  • A menina.
  • B matemática.
  • C ela.
  • D Katherine.
  • E garota.
Na sentença “quando ela começou a trabalhar com brancos, seus colegas exigiram que ela usasse uma cafeteira diferente”, o termo sublinhado introduz a ideia de:
  • A conclusão.
  • B temporalidade.
  • C oposição.
  • D explicação.
  • E causa.