Prova da Prefeitura de Paraíso - Prefeitura de Chopinzinho PR Professor de Educação Física Licenciatura - AMEOSC (2024) - Questões Comentadas

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A História da Matemática é marcada por importantes contribuições de diferentes civilizações ao longo dos séculos, a Matemática evoluiu como uma ciência fundamental para o desenvolvimento da humanidade e cada cultura acrescentou novos conhecimentos e ferramentas que moldaram o campo como o conhecemos hoje. Considerando essas contribuições, analise as afirmativas a seguir:

I.A civilização egípcia fez contribuições importantes para a Matemática, desenvolvendo um sistema numérico baseado em hieróglifos e utilizando a geometria para resolver problemas práticos, como o cálculo da área de terrenos e a construção das pirâmides.
II.Na Grécia Antiga, matemáticos como Pitágoras e Euclides avançaram na geometria e na aritmética, sendo a principal contribuição grega o desenvolvimento do cálculo diferencial e integral.
III.A Índia teve um papel importante na história da Matemática, com a introdução do sistema decimal e o conceito de zero, que foram posteriormente difundidos no mundo ocidental pelos árabes.
IV.A China se destacou no desenvolvimento de métodos para resolver sistemas de equações lineares e para o cálculo do valor de pi, sendo os chineses os primeiros a formular um teorema para resolver sistemas de congruências, hoje conhecido como Teorema Chinês do Resto.

Assinale a alternativa correta:

  • A Apenas as afirmativas II e IV são verdadeiras
  • B Apenas as afirmativas I, III e IV são verdadeiras
  • C Apenas as afirmativas I e III são verdadeiras
  • D Apenas as afirmativas I, II e III são verdadeiras

A Educação Matemática vai além do simples ensino de operações e fórmulas, sendo essencial para o desenvolvimento das capacidades cognitivas, como o raciocínio lógico, a análise crítica e a solução de problemas. A seguir, analise as afirmativas relacionadas aos objetivos da Educação Matemática e ao desenvolvimento cognitivo:

I.A Educação Matemática tem como um de seus principais objetivos o desenvolvimento da habilidade de resolução de problemas, promovendo uma aprendizagem ativa e investigativa que estimula o pensamento crítico e a criatividade do aluno.
II.O ensino de Matemática, ao promover a compreensão dos conceitos matemáticos, deve focar apenas na teoria, sem priorizar a aplicação prática dos conteúdos no cotidiano dos alunos.
III.O ensino de Matemática tem impacto direto no desenvolvimento cognitivo, favorecendo o aprimoramento de habilidades lógicas e analíticas, importantes para a tomada de decisões e para o raciocínio estruturado.
IV.A formação em Matemática ajuda no desenvolvimento de competências relacionadas apenas ao campo numérico, sem influenciar outras áreas cognitivas, como a linguagem e a memória.

Assinale a alternativa correta:

  • A Apenas as afirmativas II e IV são verdadeiras
  • B Apenas as afirmativas I, III e IV são verdadeiras
  • C Apenas as afirmativas I, II e III são verdadeiras
  • D Apenas as afirmativas I e III são verdadeiras

Em relação à Teoria dos Conjuntos e considerando os conjuntos A, B e C, analise as afirmativas a seguir:

I.Se A ⊆ B, então a união dos conjuntos A e B resulta no próprio conjunto B.
II.O complemento do complemento de um conjunto A, em relação ao conjunto universo U, é o próprio conjunto A.
III.Em um diagrama de Venn, a interseção entre três conjuntos A, B e C corresponde à área onde todos os três conjuntos se sobrepõem.
IV.Para quaisquer conjuntos A e B, a união das suas interseções com um terceiro conjunto C é igual à interseção entre C e a união de A e B.

Assinale a alternativa correta:

  • A Apenas as afirmativas I, II e IV são verdadeiras
  • B As afirmativas I, II, III e IV são verdadeiras
  • C Apenas as afirmativas I, II e III são verdadeiras
  • D Apenas as afirmativas I, III e IV são verdadeiras

Em um triângulo retângulo ABC, o ângulo  é igual a 30º e o comprimento do cateto oposto a este ângulo e de 5 cm. Assinale a alternativa que apresenta corretamente o valor da hipotenusa:

  • A 8 cm
  • B 2√10 cm
  • C 5√15 cm
  • D 10 cm

A evolução dos conceitos matemáticos ao longo da história reflete o desenvolvimento do pensamento humano e a busca por compreender e resolver problemas do cotidiano. Analise as afirmativas a seguir sobre a evolução dos conceitos matemáticos ao longo do tempo:

I.O conceito de número zero surgiu primeiramente na Grécia Antiga, sendo amplamente utilizado por matemáticos gregos em seus estudos de geometria e aritmética.
II.O conceito de infinito, que hoje é fundamental em áreas como o cálculo e a teoria dos conjuntos, foi formalmente introduzido por Georg Cantor no século XIX, revolucionando a compreensão matemática de conjuntos e grandezas.
III.A álgebra, como a conhecemos hoje, teve suas bases estabelecidas por matemáticos árabes durante a Idade Média, sendo o termo "álgebra" derivado do título de uma obra de Al-Khwarizmi, que apresentou métodos para a resolução de equações.
IV.A noção de função, inicialmente intuitiva na relação entre variáveis, foi formalmente estabelecida e definida no século XVII, especialmente com os trabalhos de matemáticos como Isaac Newton e Gottfried Leibniz, durante o desenvolvimento do cálculo diferencial.

Assinale a alternativa correta:

  • A Apenas as afirmativas II, III e IV são verdadeiras
  • B Apenas as afirmativas I, II e III são verdadeiras
  • C Apenas as afirmativas II e IV são verdadeiras
  • D Apenas as afirmativas I, III e IV são verdadeiras