Prova da Prefeitura de Iporã do Oeste - Professor - AMEOSC (2025) - Questões Comentadas

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"A importância do Projeto Político Pedagógico (PPP) está no fato de que ele passa a ser uma direção, um rumo para as ações da escola. É uma ação intencional que deve ser definida coletivamente, com consequente compromisso coletivo."
Fonte: Betini (2005) apud Proposta Curricular Municipal da Educação Infantil e Ensino Fundamental de Iporã do Oeste/SC.
Integrando a ação do PPP com as diretrizes municipais do ensino de Ciências em Iporã do Oeste/SC, tem-se que:

I.A disciplina de Ciências é estruturada em torno de três unidades temáticas gerais: Matéria e Energia, Vida e evolução, Terra e Universo, que aparecem na forma de um roteiro formativo interconectado, estando distribuídas e intercaladas ao longo de todas as etapas do ensino.
II.As habilidades e os conteúdos desenvolvidos através deste componente curricular devem auxiliar o estudante a compreender a realidade em que está inserido, permitindo-lhe alterar de forma positiva o espaço que habita.
III.A ciência não deve ser entendida como parte constituinte do espírito crítico humano.

É CORRETO afirmar que estão corretos:

  • A I, II e III.
  • B I e II, apenas.
  • C I, apenas.
  • D II e III, apenas.

Até mesmo quando os conflitos tomam rumos indesejáveis, eles podem refletir aspectos positivos e são excelentes oportunidades de aprendizagem e de crescimento individual e coletivo, desde que devidamente bem compreendidos, elaborados e resolvidos, possibilitando uma melhoria na qualidade dos relacionamentos pessoais e sociais.
Fonte: NUNES, Antônio Carlos Ozório. Diálogos e mediação de conflitos nas escolas: Guia prático para educadores. Brasília: Gráfica e Editora Movimento, 2014.

Acerca do tema mediação de conflitos, assinale a alternativa INCORRETA.

  • A Se gerenciados com eficiência, podem levar ao desajuste nas relações interpessoais e até mesmo à violência.
  • B A escola também é encarregada de formar valores e habilidades para a convivência e deve se preparar para trabalhar os conflitos que nela ocorrem.
  • C Os conflitos ocorridos na escola, se bem gerenciados, podem ser aproveitados para o fortalecimento dos vínculos sociais.
  • D O conflito pode significar oportunidade se forem criadas novas opções e possibilidades para que os indivíduos criem e solucionem problemas cotidianos.

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), também busca essa articulação entre os conceitos científicos, fornecendo ferramentas para que o aluno desenvolva habilidades e alcance, de forma autônoma, a compreensão dos fenômenos científicos e, consequentemente, a sua aprendizagem. A BNCC, dentre outros documentos, forma a base teórica de fundamentação para o Ensino Fundamental.
Fonte: MEDEIROS, Vitor Iotte; LOPES, José Guilherme da Silva. O Currículo de Ciências: Reflexões de Professores em Pesquisa Colaborativa sobre a Base Nacional Comum Curricular. Revista Espaço do Currículo, v. 17, n. 1, 2024.

Diante do exposto no texto, julgue os itens a seguir:

I.Atualmente, o amplo acesso à escola, conquistado nas últimas décadas, garante em si, exclusivamente, um ensino crítico voltado à promoção da cidadania.
II.O aluno, ao término do Ensino Fundamental, deve ser capaz de argumentar, criticamente, de maneira autônoma.
III.O Ensino de Ciências deve ter como objetivo a formação cidadã fundamentada nos conhecimentos científicos e ancorada nos princípios da ordem legal de um país.

É CORRETO o que se afirma em:

  • A I e II, apenas.
  • B III, apenas.
  • C I, II e III.
  • D II e III, apenas.

Imagine uma sala de aula onde os alunos não apenas aprendem matemática e ciências, mas também são encorajados a refletir sobre questões sociais, a entender a importância da igualdade de gênero, a respeitar a diversidade cultural e a agir em prol do bem comum. Essa é a essência da educação para cidadania, e é por meio dela que é possível criar cidadãos conscientes, engajados e empáticos. Ao educar os jovens sobre os desafios enfrentados pela nossa sociedade, desde a pobreza até as mudanças climáticas, prepara-se uma geração que se preocupa com o mundo ao seu redor.
Fonte: Conectando mentes e corações: como a educação para cidadania pode impulsionar os objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS). Disponível em: https://inw.org.br/conectando-mentes-e-coracoes-como-a-educacao-par a-cidadania-pode-impulsionar-os-objetivos-de-desenvolvimento-sustent avel-ods/

Assinale a alternativa que concorda com o descrito no texto.

  • A Sentimento de justiça e igualdade sem o diálogo aberto.
  • B Comunicação desestimulando os diálogos entre educação formal e não formal.
  • C Estruturas e modalidades educacionais mantendo-se inflexíveis.
  • D Consciência global impulsionando ao agir localmente.

Libâneo, Santos e Saviani (2005), em seus estudos, afirmam que as teorias contemporâneas da educação são aquelas gestadas em plena modernidade, quando a ideia de uma formação geral para todos toma lugar na reflexão pedagógica. Diante disso, as teorias apresentam algumas características em comum:

I.Acentuação do poder da razão, isto é, da atividade racional, científica, tecnológica, enquanto objeto de conhecimento que leva as pessoas a pensarem com autonomia e objetividade, contra todas as formas de ignorância e arbitrariedade.
II.Os educadores não são representantes legítimos da cultura, cabendo aos estudantes provarem aos educadores os valores universais, como racionalidade, autoconsciência, autonomia e liberdade.
Fonte: Camillo, Cíntia Moralles. Teorias da educação. Santa Maria, RS: UFSM, NTE, 2018.

A partir da análise dos itens, é possível AFIRMAR que:

  • A I e II estão incorretos.
  • B I está correto e II está incorreto.
  • C I e II estão corretos.
  • D I está incorreto e II está correto.