Prova da Prefeitura de Iporã do Oeste - Assistente de Educação Edital nº 9 - AMEOSC (2025) - Questões Comentadas

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Dentre os deveres do administrado perante a administração pública, assinale a alternativa que indica algo que NÃO deve ser realizado.

  • A expor os fatos conforme a verdade.
  • B agir de modo temerário.
  • C prestar as informações que lhe forem solicitadas.
  • D proceder com lealdade, urbanidade e boa-fé.

Os princípios da administração pública referem-se à legalidade, finalidade, motivação, razoabilidade, proporcionalidade, moralidade, ampla defesa, contraditório, segurança jurídica, interesse público e eficiência. Sobre os atos administrativos serem motivados, com indicação dos fatos e dos fundamentos jurídicos, isso ocorre quando:



Excerto I - Decidam processos administrativos de concurso, apenas.


Excerto II - Neguem, limitem ou afetem direitos ou interesses.



A partir da análise dos excertos, é possível AFIRMAR que:

  • A I está correto e II está incorreto.
  • B I e II estão corretos.
  • C I e II estão incorretos.
  • D I está incorreto e II está correto.

O Plano Nacional de Educação tem como diretriz o estabelecimento de meta de aplicação de recursos públicos em educação que seja assegurado o atendimento às necessidades de expansão, com padrão de qualidade e equidade. Essa meta de aplicação de recursos é baseada no (a)

  • A proporção do Produto Interno Bruto (PIB).
  • B nota das avaliações nacionais escolares.
  • C pesquisa estatística educacional brasileira.
  • D dado disponibilizado pelo censo escolar.

As reuniões pedagógicas ou de formação são momentos que podem servir para a reflexão de todos acerca de um determinado tema. Uma boa reunião deverá ser planejada antecipadamente e contar com:



I. Pauta formativa com a descrição das etapas da reunião.


II. Objetivo e propósito que sejam claros.


III. Não ter intervenções com interações dos participantes.



É CORRETO o que se afirma em:

  • A I, II e III.
  • B II e III, apenas.
  • C I e II, apenas.
  • D I, apenas.

"O Projeto Político Pedagógico (PPP) mostra a visão macro do que a instituição escola pretende ou idealiza fazer, seus objetivos, metas e estratégias permanentes, tanto no que se refere às suas atividades pedagógicas, quanto às funções administrativas".


Fonte: VEIGA (2002) apud Proposta Curricular Municipal da Educação Infantil e Ensino Fundamental de Iporã do Oeste/SC.



Conceitualmente, o PPP pode ser expresso como:

  • A uma ação não intencional que deve ser definida coletivamente, mas garantindo que seja representativo em seu contexto local.
  • B um documento burocrático que essencialmente deve ser elaborado para cumprir uma determinação legal mas que pode tornar-se uma ponte entre a escola e a sociedade.
  • C um documento que parte de uma concepção de modelo padrão, sem levar em consideração os princípios da comunidade na qual a mesma está inserida.
  • D um documento que define o planejamento curricular da instituição escolar, construído e vivenciado por todos os envolvidos no processo educativo da escola.