Prova da Prefeitura de Cariacica - Professor de Artes Cênicas Habilitado - Prova IDESG (2024) - Questões Comentadas

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O texto aborda as iniciativas promovidas pelo Ministério da Educação para combater desigualdades étnico-raciais na educação brasileira. A análise das informações permite identificar objetivos, desafios e ações descritos pela Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola (Pneerq). Qual é o objetivo principal da Pneerq, de acordo com o texto?

  • A Implementar políticas que promovam equidade educacional e combatam desigualdades étnico-raciais.
  • B Criar novas diretrizes para consolidar a inclusão de estudantes indígenas e quilombolas nas universidades.
  • C Investir recursos exclusivamente na formação de gestores e professores quilombolas.
  • D Substituir a Lei nº 10.639/2003 por diretrizes mais amplas para a educação básica.

O texto utiliza termos técnicos e formais relacionados à educação e à promoção da igualdade racial. Identificar o significado das palavras no contexto é essencial para a compreensão. No trecho "o MEC investirá, até 2027, R$ 2 bilhões para formação de 215 mil gestores e professores em todo o país", a palavra "formação" significa:

  • A Criação de novas diretrizes.
  • B Aperfeiçoamento profissional.
  • C Reorganização das redes de ensino.
  • D Reestruturação física de escolas.

A identificação das classes de palavras contribui para a compreensão do texto e das funções desempenhadas por cada termo. No trecho "o reconhecimento de avanços institucionais de práticas educacionais antirracistas", a palavra "antirracistas" é classificada como:

  • A Advérbio, pois modifica o sentido da oração.
  • B Adjetivo, pois caracteriza "práticas educacionais".
  • C Substantivo, pois indica uma característica concreta.
  • D Verbo, pois sugere uma ação no contexto da frase.

No trecho "Além disso, a política visa abordar o baixo número de docentes com formação voltada à gestão escolar para a Erer e a EEQ", os termos "Além disso" classificam-se, gramaticalmente, como:

  • A Locução adverbial.
  • B Locução prepositiva.
  • C Locução adjetiva.
  • D Locução conjuntiva.

O sujeito é o termo da oração que determina a concordância com o verbo. Analisar e classificar o sujeito é essencial para a compreensão da estrutura sintática. Nesse sentido, no trecho "o MEC investirá, até 2027, R$ 2 bilhões", o sujeito da oração é:

  • A Oculto, pois não está explícito na oração.
  • B Composto, pois é formado por "o MEC" e "até 2027".
  • C Indeterminado, pois não há um sujeito claro e definido.
  • D Simples, pois é representado por "o MEC".