Prova do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) - Prefeitura de Curiúva PR Atendente de Farmácia - FGV (2025) - Questões Comentadas

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Um professor, preocupado com o fato de suas aulas não atingirem adequadamente seus alunos, entregava, ao final de cada exposição oral, uma folha com o resumo da matéria dada. Nesse caso, o professor se prevenia da má comunicação.

Assinale a opção que apresenta corretamente a razão desse procedimento.

  • A A troca do código, ou seja, modificava a língua culta para a língua de caráter mais popular.
  • B A substituição da mensagem, modificando o grau de dificuldade, passando a selecionar os tópicos mais importantes.
  • C A troca da estruturação da matéria dada, passando de uma estruturação desorganizada para uma mais ordenada.
  • D A mudança no grau de dificuldade da mensagem, passando a fornecer uma exposição mais fácil.
  • E A seleção de um canal mais adequado, ou seja, a troca da língua falada pela língua escrita.

Assinale a opção que indica a frase cuja estrutura não permite identificar o autor da ação sublinhada.

  • A Foi decidido pelos deputados que a sessão iria terminar.
  • B Os novos projetos serão avaliados pela Câmara.
  • Cserão consideradas as ações propostas no prazo.
  • D Nossos agentes fizeram um controle rigoroso.
  • E Tudo foi feito pelos funcionários da empresa.

As opções a seguir apresentam várias situações comunicativas em que a comunicação não está bem estabelecida.

Assinale a opção em que a razão de não se estabelecer uma boa comunicação está corretamente identificada.

  • A Na discoteca, os dois membros de um casal de estrangeiros tinham dificuldade em ouvir as palavras do outro, pois a música estava bastante alta. / O código empregado ser uma língua estrangeira.
  • B Um arqueólogo luta há vinte anos para o entendimento de umas frases numas placas de argila. / O desconhecimento do código empregado.
  • C João não sabia dizer se a frase “A demissão do secretário” se referia a uma demissão feita pelo secretário ou se à demissão do próprio secretário. / Palavras não adaptadas às circunstâncias.
  • D O professor não conseguia entender o que estava escrito no texto do aluno. / O meio de comunicação mal escolhido.
  • E O aluno não conseguia distinguir as referências históricas de uma estrofe de Camões. / A polissemia da mensagem.

Assinale a opção em que a transformação de uma frase verbal em uma nominalização foi feita de forma adequada.

  • A Consertou-se o carro dele. / O conserto do carro dele.
  • B O diretor recusou o aumento. / A recusa do aumento pelo diretor.
  • C Venderam o vinho rapidamente. / A venda rápida do vinho.
  • D Melhoramos a qualidade do tecido. / Foi melhorada a qualidade do tecido.
  • E Os automóveis colidiram na esquina. / A colisão dos automóveis na esquina.

Em todas as frases a seguir houve uma explicitação do termo sublinhado.

Assinale a opção em que o processo dessa explicitação é identificado de forma correta.

  • A O pneu que foi colocado resiste às pedras da estrada. / adjetivo.
  • B A indicação do caminho facilita a viagem. / aposto.
  • C Romancista famoso, Guimarães Rosa era mineiro. / complemento nominal.
  • D Pagou uma alta quantia por um móvel colonial. / oração relativa.
  • E Os alunos de mais qualidade progridem rapidamente. / advérbio.