Prova do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Tocantins (IF-TO) - Analista Área: Gestão da Informação Subárea: Gestão da Informação e da Programação Textos Técnico- científicos - IF-TO (2024) - Questões Comentadas

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No início do texto, a autora compara a necessidade de escrever a certas sensações físicas e a eventos naturais. Qual é a finalidade dessas comparações, e o que elas revelam sobre o processo de escrita para a autora?

  • A Demonstrar que a escrita é necessária, mas não obrigatória, pois ela não nos traz algo de reflexão.
  • B Destacar a escrita como uma obrigação chata e difícil, que deve ser cumprida.
  • C Mostrar que a escrita é um hobby tranquilo e prazeroso, que não exige esforço.
  • D Comparar a escrita a uma rotina diária e mecânica, como tomar café da manhã.
  • E Demonstrar que a escrita é uma necessidade explosiva e incontrolável, semelhante a um vulcão prestes a entrar em erupção.

No trecho “Escrever é um ódio. Mas, depois que acontece, é uma mansidão geral, até a próxima escala”, a autora utiliza uma antítese para expressar seus sentimentos em relação ao ato de escrever. Com base no contexto do texto, qual das afirmações abaixo melhor explica essa relação de “ódio” e “mansidão”?

  • A A autora odeia escrever porque é uma atividade inútil, mas sente-se calma por ter cumprido sua obrigação.
  • B A autora vê a escrita como uma batalha interna, mas que, após ser concluída, proporciona uma sensação de satisfação e tranquilidade.
  • C A autora vê a escrita como algo desgastante e penoso, mas reconhece que, após o processo, sente uma paz que compensa o esforço.
  • D A autora acredita que a escrita é uma atividade forçada e frustrante, mas a mansidão surge porque ela se conforma com o resultado.
  • E A autora considera a escrita como uma tarefa que ela evita ao máximo, mas que, uma vez feita, traz alívio imediato.

No trecho “Mas já ouvi dizer de gente que nunca sente isso”, a oração “que nunca sente isso” exerce qual função sintática em relação à palavra “gente”?

  • A Objeto indireto do verbo “dizer”.
  • B Sujeito da oração principal.
  • C Objeto direto do verbo “ouvir”.
  • D Complemento nominal de “gente”
  • E Oração subordinada adjetiva restritiva.

Analise o trecho “Mas eu sou uma mineira estranha: não curto nem café, nem tropeiro, nem praia”, a palavra “estranha” é classificada morfologicamente como:

  • A Conjunção.
  • B Adjetivo.
  • C Pronome adjetivo.
  • D Advérbio de modo.
  • E Substantivo comum.

Sobre conjugação verbal, lemos no trecho “Você acorda doidão, corre pra máquina que for (pode ser lápis, pois ela não é muito específica), escreve, escreve, escreve, sente que secou, murchou ou brochou, e continua o dia”, os verbos “acorda”, “corre”, “escreve”, “sente” e “continua” estão no:

  • A Pretérito perfeito do modo indicativo.
  • B Pretérito imperfeito do modo indicativo.
  • C Presente do modo subjuntivo.
  • D Presente do modo indicativo.
  • E Futuro do presente do modo indicativo.